5 dicas para ir melhor em entrevistas de emprego

Se você está buscando entrar no mercado de trabalho, veja 5 dicas para ir melhor em entrevistas de emprego!

5 dicas para ir melhor em entrevistas de emprego
Foto: Brasileiro Trabalhador

O momento é muito importante na hora de conquistar a vaga, afinal, trata-se de sua entrada na empresa; por isso, separamos dicas imperdíveis para tirar o melhor de uma entrevista; confira agora!

1. Pesquise sobre a empresa e sobre a vaga

Em primeiro lugar, conheça a empresa e a área de trabalho em que se candidata.

Isso pode ser fácil para quem já tem muito tempo de carreira, mas pode ser difícil para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho.

Portanto, pesquise sobre outras partes como história da empresa, visão de mercado e entenda o setor, verificando também sobre os principais recorrentes.

Além disso, revise a descrição da vaga e esteja preparado para explicar como suas habilidades e experiências correspondem às necessidades da posição, demonstrando comprometimento com o processo.

2. Treine com respostas comuns

É praticamente impossível prever todas as perguntas que serão feitas, mas existem algumas comuns em entrevistas, como falar sobre fortalezas e fraquezas ou projetar os próximos cinco anos da vida.

Para isso, prepare respostas para essas perguntas, focando em exemplos específicos que ilustrem suas habilidades e conquistas. 

Além de pensar na frase em si, trabalhe em sua mente respostas para tópicos, pois assim, você não ficará perdido caso a pergunta não siga o roteiro que imaginou.

3. Pratique a maneira de se comunicar

Saiba que, durante a entrevista, a forma como você se comunica é tão importante quanto o conteúdo de suas respostas.

Por isso, pratique a comunicação clara e concisa. Mantenha também um tom de voz confiante e amigável, e evite usar jargões ou gírias desnecessárias.

Além disso, preste atenção à sua linguagem corporal; mantenha contato visual, sorria e evite posturas que possam parecer desinteressadas.

Não é interessante ser muito fora de tom ou falar demais, mas sim encontrar o melhor caminho para conciliar simpatia com controle.

4. Procure vestir-se adequadamente

Em primeiro lugar, não é preciso investir pesado em uma boa roupa para uma entrevista de emprego.

Porém, a aparência tem um impacto significativo na primeira impressão. Logo, a dica é escolher uma opção apropriada para a cultura da empresa e para o cargo que você está concorrendo.

Em geral, é melhor optar por um visual mais formal e profissional, a menos que você tenha certeza de que a empresa tem um ambiente muito casual. Certifique-se de que sua roupa está limpa e bem ajustada.

Além disso, observe também se não há sujeiras aparentes ou alguma outra coisa que estrague a imagem que pretende criar. 

5. Respeite o horário

A pontualidade é vital em qualquer situação. Por isso, planeje chegar ao local da entrevista com minutos de antecedência.

Essa simples ação demonstra que você tem respeito pelo entrevistador e pela empresa, além de permitir uma preparação emocional.

Atualmente, com as possibilidades de entrevistas on-line, ficou até mais fácil chegar no horário, mas ainda exige bastante planejamento. 

Por outro lado, saiba que chegar atrasado pode criar uma primeira impressão muito ruim, o que atrapalha na contratação. 

Pode acontecer de o próprio entrevitador se atrasar, mas aí não é um problema do entrevistado, o importante é manter a concentração.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.