Golpe do CadÚnico: saiba como se proteger dessa fraude

Golpe do CadÚnico: saiba como se proteger dessa fraude.

Golpe do CadÚnico: saiba como se proteger dessa fraude
Foto: Edição BT

Os números de golpes vem aumentando para todos os lados, e com o CadÚnico não seria diferente.

O principal cadastro para os benefícios sociais do governo também lida com a ação dos criminosos.

Conheça agora as ações e saiba como se proteger!

Como funciona o golpe do CadÚnico?

O CadÚnico recebe as informações das famílias para direcionar os benefícios, utilizando o CRAS como local para receber a população.

No entanto, muita gente tem utilizado a internet ou as visitas em casa para enganar as pessoas.

Já foram denunciados golpes que funcionam da seguinte maneira: os criminosos fingem ser funcionários públicos, indo até os domicílios em áreas mais carentes das cidades.

Apresantando-se como funcionários do CRAS, criam histórias para provocar a necessidade de atualização do cadastro para benefícios existentes ou novos.

Nisso, a vítima informa dados importantes como nome completo, CPF, NIS e até dados bancários, que então ficarão na mão dos criminosos.

Outro formato do golpe

O mesmo esquema de golpe pode ocorrer pela internet, mais precisamente pelo WhatsApp.

Nessa versão, os criminosos enviam mensagens para as vítimas, contendo links maliciosos que coletam informações do cidadão.

Outra opção é a criação de páginas falsasmuitas vezes bem parecidas com sites oficiais do governo, prometendo novos benefícios.

E a criatividade dos golpistas não tem limites, inventando benefícios e valores emergenciais para as famílias serem cooptadas a enviarem os dados.

Como identificar um golpe?

De fato, a visita dos funcionários do CRAS até pode acontecer, mas geralmente são muito bem identificadas, com crachá e uniforme.

Inclusive, os funcionários reais do centro usam carros ou outros veículos devidamente caracterizados, indicando uma visita oficial.

Além disso, o CRAS não envia os funcionários sempre, mas em casos esporádicos em que a pessoa não tem condições de ir ao Centro, inclusive com avisos prévios pelos canais oficiais.

Se o beneficiário não tiver elementos para confiar na visita do agente, pode buscar informação diretamente com o CRAS, visto que é preciso confiar nos funcionários para enviar os dados.

Como se proteger do golpe?

Para identificar o funcionário real do CRAS, você pode verificar crachá, identificação oficial e carro caracterizado.

Normalmente, os golpistas não vão muito longe para a falsificação, até porque os carros caracterizados e as identificações oficiais são mais difíceis de falsear.

Portanto, para se proteger dos golpes, não envie informações sensíveis para quem não confia, tanto pela internet quanto presencialmente.

Além disso, desconfie de mensagens com muita urgência, sobretudo pedindo para clicar em links e enviar informações com pressa. 

Há outros golpes com o CadÚnico?

Sim, os criminosos podem usar o CadÚnico como canal para golpes, principalmente com a falsificação de páginas originais.

Sempre que é época de renovar ou cadastrar-se para um benefício, os criminosos produzem páginas falsas para captar inscrições e roubar informações.

Esse tipo de ação também pode captar as potenciais vítimas por mensagens do WhatsApp, sempre criando o senso de urgência para obrigar as pessoas a enviarem as informações de maneira emergencial. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.