Nova linha de crédito do FGTS pode ser liberada em 2025: saiba como ela vai funcionar
Nova linha de crédito do FGTS pode ser liberada em 2025: saiba como ela vai funcionar.
O governo brasileiro vem discutindo o fim do saque-aniversário do FGTS com o objetivo de manter o dinheiro nos fundos.
E um dos objetivos pode ser trazer um novo formato de empréstimo, veja a previsão!
Governo quer acabar com o saque-aniversário do FGTS
O governo do presidente Lula e seus ministérios têm demonstrado o planejamento para encerrar o saque-aniversário do FGTS.
Nesse sentido, a preocupação do governo é com a redução dos fundos do FGTS para financiar investimentos para os quais os fundos são usados.
Ao todo, estima-se que cerca de 100 bilhões de reais sejam retirados por meio do saque-aniversário, comprometendo os fundos.
Isso porque o FGTS é usado para projetos de habitação como o Minha Casa Minha Vida e para iniciativas de saneamento básico.
Saque-aniversário também é um problema para os trabalhadores
O governo também vem discutindo o problema do saque-aniversário para os próprios trabalhadores brasileiros.
Ao receber os pagamentos anuais no mês do aniversário, você retira o dinheiro dos fundos, significando que você não terá o dinheiro quando precisar.
Isso pode comprometer o recebimento em demissões por justa causa ou para a compra de um imóvel novo.
A partir do momento em que você escolhe a modalidade do saque-aniversário, precisa cumprir uma carência de dois anos para voltar ao saque-rescisão.
Governo quer nova modalidade de crédito
Para acabar com o saque-aniversário, o governo planeja apresentar alternativas, como o uso para uma nova modalidade de crédito.
A ideia seria usar os fundos do FGTS para um emprétimo consignado com pagamento realizado diretamente da folha.
Os empréstimos consignados conseguem entregar taxas de juros mais baixas, o que traria um certo dinheiro e manteria os fundos no FGTS.
Então, o planejamento seria exatamente oferecer a possibilidade de usar o crédito do empréstimo consignado.
O que dizem os especialistas?
A Febraban, Federação Brasileira dos Bancos, é veementemente contra o fim do saque-aniversário.
Ao mesmo tempo, outras associações também são contra a medida, principalmente porque o trabalhador trocaria um dinheiro próprio por outro com juros.
O plano é que a possibilidade do empréstimo consignado movimente mais de 300 bilhões de reais nos próximos anos.
Os empréstimos consignados já movimentam muito dinheiro com o depósito direto em aposentadorias e pensões, por exemplo, o que aconteceria com o FGTS.
As empresas também já oferecem antecipação do saque-aniversário como forma de crédito.
O fim do saque-aniversário vai acontecer em 2025?
Ainda não há datas para o fim do saque-aniversário, principalmente porque o governo ainda não enviou grandes propostas para as novas medidas.
O fim imediato do saque-aniversário impactariam totalmente a economia, já que são bilhões movimentados voltam para o comércio e para as vendas como um todo.
Por isso, para não tirar poder de compra da população, o governo deve apresentar algumas alternativas para conseguir dinheiro.
No entanto, tudo vai ainda gerar muita discussão, com o governo enviando planejamentos concretos para dar soluções ao possível fim do saque-aniversário em 2025.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.