Restituição do IR: Receita Federal libera consulta ao lote residual. Veja se você está na lista
Restituição do IR: Receita Federal libera consulta ao lote residual. Veja se você está na lista.
O lote residual do Imposto de Renda pode ajudar a complementar a renda de muita gente, principalmente por chegar no fim do ano.
E a Receita Federal liberou a consulta para novembro de 2024, confira como verificar!
Receita libera consulta ao lote residual do IR
Na última sexta-feira, 22 de novembro, a Receita Federal liberou a consulta ao lote residual do Imposto de Renda, com mais de 550 milhões de reais disponíveis.
Segundo a Receita Federal, serão mais de 220 mil contribuintes selecionais para o primeiro lote, trazendo prioritários e não prioritários para o pagamento.
O que é o lote residual do IR?
O lote residual do Imposto de Renda contempla os valores de restituição destinados a pessoas que caíram na malha fina em anos anteriores, mas acertaram suas pendências com o leão.
Normalmente, esse tipo de acerto com a Receita Federal pode ser feito com o envio de declarações retificadoras, o que podem resolver o problema.
No entanto, quando trata-se da malha fina mais complicada, a solução deve ser feita diretamente com a Receita Federal, com a análise de cada caso.
Como é feito o pagamento?
Em primeiro lugar, a Receita disponibiliza sites e aplicativos, pela plataforma oficial da Receita Federal no menu “Meu Imposto de Renda”.
Na sequência, você pode selecionar o menu de “Consultar a Restituição” para verificar se está na lista para receber o primeiro lote residual.
Você também pode fazer a consulta no app da Receita Federal, usando o CPF e sem ter que acessar todo o portal.
A Receita permite receber por meios bancários, inclusive com reagendamento da conta por até um ano.
E se os dados do banco estiverem errados, você pode reagendar pelo portal do Banco do Brasil.
Se o cidadão não resgatar dentro do prazo, pode solicitar o pagamento de forma online pelo portal e-CAC da Receita, no menu Declarações e Demonstrativos e Meu Imposto de Renda.
Quem vai receber o lote?
Segundo a Receita Federal, a maior parte deste primeiro lote será destinado para os contribuintes prioritários, com mais de R$300 dos R$500 mi destinados a tal população.
E os lotes devem ser destinados para idosos acima dos 80 anos, pessoas com deficiências ou doenças graves e professores, conforme pede a lei brasileira.
Por sua vez, os beneficiários também poderão ser pessoas não prioritárias, com mais de 80 mil restituições para pessoas que usaram a Declaração Pré-Preenchida ou optaram por receber via Pix.
Nesse sentido, mais de 70 mil restituição são feitas para não prioritários e que não se enquadram em nenhuma categoria especial, mas também podem receber os valores de acordo com a legislação da Receita Federal.
Quais as datas dos lotes residuais?
- 1º lote residual: pago já em 31 de outubro;
- 2º lote residual: pagamento em 29 de novembro de 2024;
- 3º lote residual: pagamento em 31 de dezembro de 2024;
- 4º lote residual: pagamento em 31 de janeiro de 2025;
- 5º lote residual: pagamento em 28 de fevereiro de 2025.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.