Como aposentados podem excluir descontos indevidos pelo Meu INSS?
Como aposentados podem excluir descontos indevidos pelo Meu INSS?
Você já notou descontos que não reconhece em seus pagamentos do INSS?
Infelizmente, o problema tem sido registrado por muitos beneficiários do INSS, veja agora como agir!
Beneficiários enfrentam descontos indevidos
Ao longo dos últimos meses, o INSS vem investigando os descontos indevidos em folhas de aposentadoria e pensão dos beneficiários.
De acordo com as investigações, milhões de beneficiários já registraram descontos de associações ou sindicatos, geralmente com valor médio de R$ 40.
As entidades já vêm sendo investigadas pelo poder público, inclusive com o foco em algumas entidades.
Como identificar os descontos indevidos?
Atualmente, o beneficiário da pensão ou da aposentadoria pode verificar o saldo diretamente pelo app Meu INSS.
O aplicativo oficial do INSS conta com toda a segurança e praticidade para fazer a gestão do beneficio.
Após fazer o download, é possível se cadastrar com o login do portal gov.br e usar as credenciais para fazer o login na plataforma.
Ao usar a plataforma, o aposentado ou pensionista pode verificar o extrato do benefício, documento que apresenta todos os valores.
Nesse sentido, você pode contar com impostos, contribuição para a Previdência e descontos relativos a associações ou sindicatos.
Se você não recohecer e não tiver contratado algum valor, pode solicitar os seus direitos.
As associações podem descontar direto da folha?
Sim, as entidades podem fazer deduções mensais diretamente da folha. No entanto, o beneficiário precisa contratar o serviço.
De acordo com as investigações, muitas deduções têm sido feitas sem o consentimento do beneficiário, ou mesmo sem uma explicação clara sobre as condições.
Como excluir o desconto?
Em primeiro lugar, acesse o Meu INSS com o login e senha. Já dentro da plataforma, vá até a seção de Descontos e selecione a opção na lista.
Aí você pode selecionar a opção de exclusão. Em seguida, o INSS vai fazer a análise do pedido e formular uma resposta.
Após esse período, o INSS comunica a retirada do débito sem autorização.
Durante o processo, o beneficiário pode ser solicitado a enviar documentos, como contratos, comprovantes de associações e outros.
Qual o prazo para retirar os descontos?
O processo pode ser feito totalmente pelo MEU INSS, facilitando a vida do beneficiário com praticidade e segurança.
No entanto, o INSS não cita exatamente um período para a análise, principalmente porque pode pedir documentos.
Isso porque as deduções são autorizadas pela Lei mediante contrato e devida transparência com o beneficário, logo, o INSS não faz o corte de imediato.
Em caso de negativa, o beneficiário do INSS pode solicitar novamente a exclusão, principalmente se contar com a documentação necessária.
Governo deve combater os descontos indevidos
O INSS deve trabalhar para impor as devidas punições da lei sobre as empresas e entidades responsáveis pelos descontos indevidos.
Nesse sentido, a proposta é combater a ocorrência do problema e retirar de maneira massiva das folhas de pagamento dos beneficiários.
Vale ressaltar que os beneficiários podem contratar serviços diretamente na folha de pagamento, desde que tenham total noção das condições.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.