Café, carne e azeite: entenda como a inflação de 2025 pode afetar seu orçamento

Café, carne e azeite são líderes quando o assunto é a inflação de 2025. Portanto, não poderíamos deixar de explicar para você como este aumento afeta o seu orçamento.

Uma xícara de café que representa o aumento do Café, carne e azeite pela inflação
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Dessa forma, os brasileiros começaram o ano enfrentando um forte impacto da inflação no preço de itens essenciais da alimentação.

Vemos, portanto, produtos como café, carne e azeite acumulando aumentos expressivos, o que afeta as famílias tornando o controle do orçamento ainda mais desafiador.

Conforme apontam levantamentos recentes, o café registrou um aumento de 50%, a carne subiu 21% e o azeite encareceu 17%.

Por isso que a seguir, nos dedicamos a te explicar melhor os motivos dessas elevações e as expectativas para os próximos meses.


Alta do café: impacto da produção e do clima

O café, um dos produtos mais consumidos no Brasil e no mundo, foi fortemente impactado por condições climáticas adversas e problemas na produção.

Além disso, no cenário global, o Brasil assumiu ainda mais compromisso com a exportação, já que países produtores de café como o Vietnã, também têm enfrentado estoques baixos.

No entanto, é inegável que a seca prolongada e ondas de calor reduziram a produtividade das lavouras, diminuindo a oferta no mercado e preocupando produtores.

Infelizmente a expectativa não é das melhores para o café, que pode enfrentar um cenário de alta contínua até 2026 se o cenário continuar assim.


Carne mais cara com Inflação em 2025: custos e demanda em alta

Como apontamos inicialmente, a carne também sofreu forte reajuste, com aumento que chegou a 21% no preço.

Um dos fatores principais foi o alto custo gerado para a alimentação do gado, impactados pela inflação global e pela valorização do dólar.

Como se não fosse o bastante, o encarecimento dos grãos, muitos fazendeiros sofrem também com áreas de pasto afetadas pela seca e cenários de incêndio do ano passado.

Ao mesmo tempo, houve um crescimento das exportações, reduzindo assim, a oferta para o mercado interno, o que eleva os preços.

A tendência é que os preços permaneçam elevados a curto prazo, dois pilares podem ajudar o seu valor a cair no mercado, a estabilidade do dólar e recuperação dos pastos.


Azeite sofre com crises externas

A alta do azeite, no entanto, reflete os problemas na produção internacional. A Espanha e Portugal, principais fornecedores do produto para o Brasil, enfrentaram quedas significativas na safra.

Os fatores climáticos desfavoráveis também estão por trás dessa indisponibilidade para comércio.

Por outro lado, no início de 2025, houve um aumento de 23% na produção de azeitonas, o que pode ser o suficiente para amenizar a alta do produto ao longo do ano.


O papel do governo no controle da inflação em 2025

Diante do aumento expressivo dos preços, o governo procura medidas para tentar conter a inflação em 2025 e minimizar os impactos no orçamento das famílias.

Entre as ações estão a redução de impostos sobre importação de determinados produtos, incentivo à produção interna e monitoramento dos estoques reguladores.

Diante das mudanças que a inflação de 2025 trouxe para os brasileiros, os consumidores devem buscar alternativas para minimizar os impactos no orçamento.

Isso, inclui, portanto, pesquisar preços, substituir alguns produtos, quando necessário, e acompanhar promoções. Estas estratégias estão se tornando cada vez mais importantes para enfrentar um cenário de inflação persistente.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.