Fraudes financeiras afetam também a saúde mental; entenda os riscos e como se proteger
Fraudes financeiras afetam também a saúde mental; entenda os riscos e como se proteger.

As fraudes e os golpes financeiros geram cada vez mais problemas para os brasileiros, sobretudo com a crescente dos crimes.
Além do dinheiro, cair no golpe também pode gerar consequências emocionais. Confira mais sobre o assunto!
Os golpes financeiros em todo o mundo
A TV Globo produziu uma matéria sobre o impacto emocional dos golpes financeiros nas pessoas de várias idades.
O diretor da FINRA (Investor Educational Foundation), Robert Mascio, salienta que a tendência de golpes é global, e não apenas no Brasil.
De acordo com o profissional, uma grande parte dos casos é possivelmente subnotificada.
Isso significa que o número de casos registrads anualmente é muito menor do que ocorre de fato.
Apenas nos EUA, em 2024, foram mais de 2.6 milhões de reclamações, ultrapassando o valor do equivalente a 72 bilhões de reais em fraudes financeiras.
Consequências para a saúde mental
Além do prejuízo financeiro, cair em um golpe pode gerar uma série de danos psciológicos.
Segundo a reportagem, 50% das vítimas sofrem de estresse severo, enquanto 44% podem apresentar ansiedade e 38% dificuldade para dormir.
Além disso, 35% das pessoas, de acordo com a pesquisa, podem enfrentar a depressão.
O período mais complicado é o primeiro ano após sofrer o crime, com a vítima experenciando sensações como insegurança financeira e isolamento social, mais comum nos idosos.
Danos psicológicos dos golpes financeiros
O julgamento social é uma das maiores preocupações das vítimas, enfrentando o medo de serem tidas como menos inteligentes por conta de acreditarem no golpe.
A falta de confiança em si mesmo e a insegurança financeira podem levar à depressão e ao isolamento.
Além disso, causa bloqueios emocionais para novos investimentos no futuro, prejudicando duplamente a saúde financeira das vítimas.
Golpes relacionados a namoros
Um tipo de golpe chama ainda mais atenção: o chamado catfishing.
O termo em inglês significa um formato de fraude em que uma pessoa falsifica a criação de uma relação amorosa para aplicar algum tipo de golpe.
E nem sempre esse crime é financeiro, mas em muitas vezes funciona apenas como uma ação falsa para enganar a vítima.
Esses casos podem gerar ainda mais frustração pessoal, sobretudo relacionadas à autoestima e às relações amorosas.
Dicas para se proteger de golpes financeiros em 2025
Em 2025, os golpes financeiros continuam a crescer em variedade e sofisticação. A proteção contra fraudes exige cuidado e estratégias preventivas. Veja algumas dicas importantes:
1. Desconfie de promessas de lucro fácil
Golpistas oferecem retornos rápidos e vantajosos para convencer você a investir em esquemas fraudulentos. Sempre pesquise a fundo sobre qualquer oportunidade e, se parecer bom demais para ser verdade, provavelmente não é.
2. Verifique contratos e acordos antes de assinar
Ao firmar qualquer contrato, seja de financiamento, empréstimo ou serviço, leia todos os termos e condições com atenção. Evite assinar documentos apressadamente, principalmente se algo parecer confuso ou contraditório.
3. Evite empréstimos com taxas abusivas
Golpes de crédito muitas vezes envolvem empréstimos com taxas de juros altíssimas. Fique atento a ofertas que não apresentem transparência nas condições e nos custos envolvidos.
4. Proteja seus dados pessoais
Nunca forneça dados como CPF, RG ou informações bancárias sem verificar a identidade da pessoa ou empresa que solicita essas informações. Cuidado com chamadas ou e-mails que pedem esses dados.
5. Denuncie atividades suspeitas
Se você encontrar indícios de fraude ou for vítima de golpe, denuncie imediatamente às autoridades competentes, como a Polícia Civil ou Procon, e registre um boletim de ocorrência.




Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.