INSS Revela Como Reaver Descontos Ilegais em Aposentadorias

INSS Revela Como Reaver Descontos Ilegais em Aposentadorias.

INSS Revela Como Reaver Descontos Ilegais em Aposentadorias
Foto: Jeane de Oliveira/FDR

Descubra se você está sendo prejudicado: como reaver descontos indevidos de aposentadorias no INSS! Não fique na dúvida, seus direitos podem estar em jogo.

Entenda a história do INSS

Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que enfrentaram descontos ilegais em seus benefícios agora têm a expectativa de solucionar esse problema. 

O governo federal anunciou medidas para reaver os valores descontados indevidamente de cerca de 6 milhões de beneficiários.

A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou que, embora ainda não haja um prazo definido para a conclusão do processo, a devolução dos valores começará na próxima folha de pagamento.

A descoberta do esquema fraudulento resultou na suspensão imediata dos descontos não autorizados. 

Ao menos 11 entidades estão sob investigação por participação nessa fraude, com valores totais descontados de maneira irregular que podem chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

As autoridades estão ainda apurando o montante exato que foi desviado indevidamente.

As Medidas Contra a Fraude no INSS

Após a constatação do esquema, foi fundamental para o INSS tomar medidas para garantir aos beneficiários a possibilidade de verificar e corrigir os descontos indevidos.

O aplicativo e o site Meu INSS oferecem funcionalidades para que aposentados acessem suas contas, chequem os extratos e identifiquem qualquer débito não autorizado.

Caso os beneficiários detectem irregularidades, podem requerer o cancelamento das mensalidades associativas através de um processo online simplificado.

Rumo à Solução: Próximos Passos

A fase de planejamento para a devolução dos valores segue em andamento. Nesse sentido, autoridades estão estabelecendo o impacto real da fraude e desenvolvendo um método eficaz para a restituição. U

m grupo de trabalho foi formado com o objetivo de investigar os casos e determinar um procedimento claro para a devolução dos valores. 

A intenção é assegurar que futuros descontos ocorram somente mediante autorização explícita dos aposentados, prevenindo repetição de fraudes similares.

Em abril de 2025, o governo intensificou suas iniciativas de fiscalização para combater fraudes e proteger os direitos dos beneficiários do INSS.

As ações em curso têm demonstrado avanços significativos na correção das falhas detectadas, com o compromisso de devolver os valores aos aposentados afetados o mais brevemente possível.

Com a operação, foram suspensos acordos de cooperação técnica com entidades suspeitas e afastados servidores responsáveis por autorizar os descontos.

Assim, o governo busca garantir que os beneficiários não sejam vítimas novamente dessas práticas fraudulentas, restaurando a segurança e confiança no sistema previdenciário.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.