Reembolso de desconto indevido: faça seu pedido a partir do dia 14

A partir de 14 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão solicitar o reembolso de desconto indevido. O serviço vai ficar disponível no site e aplicativo Meu INSS.

Essa medida, entretanto, busca proteger milhões de beneficiários de descontos que não deviam ocorrer em seus pagamentos, assegurando o respeito aos seus direitos.

Um senhor pedindo o Reembolso de desconto indevido
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Assim, o governo vai se comunicar com os beneficiários exclusivamente pelo aplicativo ou o site Meu INSS. As notificações começarão a chegar a partir do dia 14 de maio.

Elas vão indicar a presença de descontos não reconhecidos. Por isso, é importante se atentar para não cair em golpes durante este período.

Lembre que o INSS não faz ligações por telefone ou usa mensagens de texto para entrar em contato. Qualquer comunicação por estes meios, têm o risco de serem fraudes.


O reembolso de desconto indevido é um processo seguro?

Sem dúvida, estes procedimentos causam certo medo em quem não tem tanta intimidade com os canais digitais.

O INSS, por sua vez, reforça que não fará contato algum por fora do aplicativo oficial, durante este período de notificações.

Com isso, aposentados e pensionistas não devem clicar em links desconhecidos ou fornecer dados pessoais fora desses canais. Estas precauções são fundamentais para minimizar os riscos de golpes.


Como funciona o pedido de reembolso de desconto indevido?

Detectando descontos indevidos, o pedido de reembolso não tem segredo algum, contando com um processo simplificado, sem exigência de documentação adicional.

Desse modo, o sistema do INSS encaminhará automaticamente uma cobrança à entidade responsável, que deverá comprovar a regularidade ou restituir o valor em até 15 dias úteis.

Atendimento ao usuário

Em caso de dúvidas, os cidadãos poderão ligar para a central 135, que está preparada para um aumento na demanda de atendimentos.

No entanto, continua a recomendação para acessar ao site ou aplicativo quando possível, para garantir que as notificações sejam recebidas prontamente.

O INSS estima que milhões de segurados serão notificados sobre descontos indevidos desde março de 2020. Esse contato é parte, sobretudo, de um esforço contínuo para coibir fraudes e descontos associativos não autorizados.

Até o final de maio, muitos beneficiários deverão começar o processo para solicitar o reembolso.

O que esperar daqui para frente?

Nos últimos anos, o INSS foi alvo de fraudes que resultaram em descontos significativos e indevidos nos pagamentos de aposentados e pensionistas.

Este esforço para informar beneficiários sobre reembolsos faz parte de uma iniciativa para eliminar irregularidades e garantir os direitos dos segurados.

A expectativa é que até o final deste mês, muitos beneficiários já tenham iniciado o processo de solicitação de reembolso.

Além disso, o INSS reforça que é essencial permanecer atento e utilizar apenas os canais oficiais para todas as comunicações relacionadas ao pedido de reembolso de desconto indevido.

 

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.