Carteira de identidade tem nova função e está de cara nova; veja como e onde tirar a sua
A Nova Carteira de Identidade tem novas funções e uma repaginação total que pode te ajudar bastante a concentrar tudo o que precisa em um documento só, com validade nacional e até internacional.
O tradicional ‘RG’, ou Carteira de Identidade, ganhou uma cara nova e um design completamente diferente do anterior, concentrando facilidades para que você possa carregar consigo menos documentos.
Ao longo dos últimos meses, os estados começaram a trocar a emissão do antigo RG para a nova versão da Carteira de Identidade, e o último foi São Paulo, que a partir de julho só emitirá o novo modelo; confira!
Conheça a nova Carteira de Identidade
A Nova Carteira de Identidade tem um objetivo claro: facilitar a vida do cidadão brasileiro. Por isso, o novo visual traz apenas o CPF como número de identificação, retirando o número do RG.
Em termos práticos, a CIN, Carteira de Identidade Nacional, tem emissão em fluxo nacional, o que permite uma melhor integração para a identificação em todo o país. Isso facilitará a divergência de informações.
Nesse sentido, ao integrar os dados de maneira mais fácil, o governo consegue também favorecer a identificação e a integração das informações do cidadão de maneira mais rápida e precisa.
Além disso, a nova Carteira de Identidade traz um QR Code integrado, a exemplo da Carteira de Habilitação, para uma checagem fácil pela Segurança Pública e por outros órgãos do governo estadual e federal.
As versões da nova Carteira de Identidade
Os estados brasileiros podem fazer a emissão da CIN em diferentes versões, como o tradicional de papel, mas também a CIN como cartão. Além disso, você pode portar a versão digital do documento de identificação.
Quais as facilidades da nova Carteira de Identidade?
Em primeiro lugar, o cidadão terá consigo um documento com o CPF como único número. Ou seja, elimina-se a necessidade sempre do número do RG, deixando o CPF como realmente o principal número nacional.
Por sua vez, a versão do documento também facilita a vida, já que você pode fazer o download e portar a versão digital da CIN diretamente no seu smartphone, com a mesma validade do documento impresso.
Como tirar a nova CIN?
Até aqui, a CIN não está sendo emitida em todo o país. Por enquanto, 23 dos estados brasileiros fazem a emissão do documento, alguns já com versão única. Para os próximos meses, a tendência é que todo o país faça o mesmo.
Para solicitar o documento, é preciso ter ao menos 16 anos de idade e estar com a situação regularizada junto à Receita Federal. O processo vai depender bastante do estado, mas será preciso fazer o agendamento.
O local de emissão pode variar bastante, como o UAI em Minas Gerais e o Poupatempo no estado de São Paulo. Para isso, você precisa portar certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e comprovante de pagamento da taxa de missão, que varia também por estado.
No geral, para os maiores de idade, o tempo de validade da CIN é de 10 anos, a exemplo do RG antigo. E nesse sentido, você também pode seguir usando a antiga carteira, desde que esteja dentro do prazo de validade.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.