Banco Central revela lançamento do PIX Automático; saiba quando será
Você sabia que o Banco Central revelou o lançamento do Pix automático para o público brasileiro?
Recentemente, o Banco Central deu uma nova data para o lançamento oficial do Pix Automático, um novo recurso para o formato de pagamento mais popular do país; confira os detalhes!
O que é o Pix Automático?
O Pix chegou para revolucionar os métodos de pagamento no Brasil, funcionando bem tanto para compras quanto para a transação entre pessoas.
Isso porque facilitou o processo e tirou os custos, permitindo o envio e o recebimento de dinheiro entre bancos e instituições financeiras diferentes em questão de segundos diretamente pela internet.
O Banco Central conta com um plano definido para seguir inovando no Pix, visto que é parte de uma política pública para dinamizar e modernizar as transações financeiras no Brasil.
Na busca por inovação, o Banco Central já anunciou a criação do Pix Automático, funcionalidade para trazer o que é feito já pelo débito automático.
Nesse sentido, permitirá o agendamento do pagamento de contas recorrentes, como academias, conta de energia e de internet e outras desse tipo que já são incorporadas ao débito automático.
Como funciona o Pix Automático?
O débito automático é uma funcionalidade que permite o pagamento direto pela conta bancária de débitos decorrentes, como faturas de cartões de crédito, talão de condomínio e mensalidade de academias.
Porém, o débito automático é de definição dos bancos, e esbarra nos mesmos problemas que o Pix veio justamente para resolver.
Por isso, o Banco Central criou o Pix Automático, que trará a mesma funcionalidade de fazer pagamentos recorrentes, uma boa alternativa ao crédito e financiamento, por exemplo.
Desse modo, o Pix Automático vai permitir que você faça o agendamento de débitos para ter mais segurança e não perder prazos de pagamento, algo muito importante para a funcionalidade.
Quando o Pix Automático será implementado?
No início, o Banco Central prometeu que o Pix Automático estaria disponibilizado já em outubro de 2024.
Porém, recentemente, o Banco Central recalculou a rota e adiou o lançamento do Pix apenas para 2025.
De acordo com a nova atualização, o Pix Automático deverá ser lançado ainda em 16 de junho de 2025, pedindo mais um tempo de espera para o público brasileiro.
Ao longo dos próximos meses, o Banco Central deverá realizar mais testes e melhorar a funcionalidade para não ter problemas ao longo dos meses.
Como fazer o Pix Automático?
A função do Pix Automático estará disponibilizada nos aplicativos em 2025, quando o Banco Central lançar a funcionalidade.
Dessa maneira, não será preciso fazer nada extra, visto que a opção de Pix Automático estará já disponibilizada nas atualizações dos aplicativos.
Quais as novidades para o Pix?
Além do Pix Automático, o Banco Central prevê outras atualizações importantes para o serviço. E o principal deles é o Pix Offline.
Isso porque o pagamento por Pix ainda precisa de internet, o que gera certa dificuldade. A expectativa é permitir o pagamento offline, tal qual feito com os cartões nas carteiras digitais, por exemplo.
Além disso, o Banco Central precisa resolver problemas de segurança, visto que o método de pagamento vem sofrendo com crimes de golpistas.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.