Como a CNH pode afetar seu Bolsa Família? Saiba mais
Você tem dúvida sobre como a CNH pode afetar seu Bolsa Família? Essa é uma dúvida muito comum!
O Bolsa Família é um dos principais benefícios do país, por isso, qualquer coisa relacionada a ele gera preocupações para os beneficiários brasileiros.
E um deles é justamente a interação com outros documentos, como a Carteira de Motorista. Será que a CNH afeta o Bolsa Família de alguma maneira? Veja uma explicação!
Tirar CNH pode afetar o Bolsa Família?
Em primeiro lugar, o Bolsa Família tem um critério primordial: renda per capita de até R$218 por família.
Portanto, se você estiver com a documentação em dia e cada membro da família ter, na conta final dos rendimentos, menos de R$218 por mês, você receberá o benefício.
Dessa forma, tirar a CNH não afeta o recebimento do Bolsa Família, desde que o documento não mude a renda familiar.
Isso porque é um direito do cidadão brasileiro ter o documento, sem indicar que a família teve uma subida de rendimentos.
Porém, se a CNH trouxer empregos ou alguma outra fonte de renda, você terá que informar os novos rendimentos ao CadÚnico, podendo então perder o benefício se ultrapassar o máximo.
Beneficiário do Bolsa Família pode comprar carro?
A legislação sobre o Bolsa Famlía não tem proibições sobre certos tipos de bens para os seus beneficiários.
Portanto, você pode comprar um carro, principalmente porque o governo entende que é um recurso muito importante para as famílias, podendo inclusive gerar renda.
Porém, há limites. Se a família acumular compras de bens, sobretudo de alto valor, pode gerar uma revisão do Bolsa Família.
Isso porque o benefício tem o objetivo de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade econômica, e acumular bens gera uma certa inconsistência da proposta.
Dessa maneira, você pode então comprar um carro, o que não deve afetar diretamente na liberação do benefício, pelo menos não em relação à lei.
Quem pode perder o benefício do Bolsa Família?
O principal motivo para perder o benefício do Bolsa Família é apresentar inconsistências no CadÚnico.
Isso porque o governo tem outras maneiras de cruzar dados por diferentes fontes. Portanto, se o sistema identificar que a renda informada no CadÚnico e a renda real não batem, você pode perder o benefício.
Além disso, a falta de atualização de dados por mais de 48 meses, o equivalente a 4 anos, também pode causar a perda do benefício.
E se eu perdi o Bolsa Família injustamente?
A interrupção do benefício do Bolsa Família não é necessariamente algo decisivo, visto que o próprio sistema pode errar no cruzamento de dados.
Normalmente, você será avisado e poderá recorrer, sobretudo levando as informações para comprovar a adequação às condições do programa.
Nesse sentido, se você realmente estiver dentro da faixa de valores, deverá receber novamente com uma nova atualização. Por outro lado, se for comprovada a inconsistência, poderá de fato ser cortado do benefício.
Logo, o mais importante é manter as suas informações do CadÚnico atualizadas de acordo com as mudanças na vida das famíias.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.