INSS Digital 2023: Como Acessar, Serviços e Vantagens
O INSS Digital 2023 tem causado muitas dúvidas e questionamentos à população. Por isso, trouxemos detalhes sobre conceito, serviços, vantagens e como ter acesso ao INSS Digital 2023. Veja a seguir mais dicas.
O que é o INSS Digital?
O INSS Digital 2023 é uma forma de facilitar a vida da população e proporcionar serviços de forma remota. Além disso, por meio da plataforma é possível agendar atendimentos presenciais, organizar as agências e evitar superlotação.
Com a ferramenta, o atendimento se torna ainda mais direcionado e consequentemente aumenta a qualidade de vida dos funcionários do Instituto Nacional de Seguro Social.
Desse modo, os pontos principais do projeto são:
- Atendimento remoto;
- Agendamento e permissão de benefícios pela internet;
- Distribuição de demandas nas unidades.
✓ Saiba mais:
Vale lembrar que tal ação foi comemorada pela Ordem de Advogados do Brasil, já que há uma facilidade também no profisisional da area do Direito.
A Ordem dos Advogados do Brasil celebrou com o Instituto Nacional do Seguro Social o Acordo de Cooperação Técnica, que permite ao advogado(a) protocolizar requerimento de aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, pensão por morte previdenciária, auxílio-reclusão e salário maternidade, diretamente de seu escritório, sem enfrentar filas e garantindo o acesso do seu representado à postulação de seus benefícios previdenciários.
Fonte: Portal OAB
Veja mais detalhes abaixo.
Como ter acesso ao INSS Digital 2023?
Como frisado acima, o portal facilita o atendimento dos profissionais do INSS, advogados e clientes. Sendo assim, a plataforma resolve problemas de advogados e permite o acesso de apenas clientes autorizados.
✓ Confira mais detalhes:
Vale lembrar que tal ação existe desde 2018 e permite que haja uma tramitação online facilitando e desburocratizando os serviços do INSS.
Para ter acesso ao conteúdo da ferramenta, o advogado precisa seguir os passos abaixo:
- Acesse o portal da OAB clicando aqui;
- Assine o termo de compromisso;
- Busque a aba INSS digital;
- Realize os passos solicitados no portal.
O prazo para resposta da solicitação é de no máximo 10 dias
O Advogado, devidamente cadastrado pela OAB, pode realizar requerimentos de serviços e benefícios para seu cliente, podendo também acompanhar e gerenciar os seus processos administrativos.
Fonte: OAB PR
O cadastramento pode ser feito também pessoalmente na OAB. Logo em seguida, será preciso fazer um cadastramento do profissional e o acesso se dá por meio do certificado digital.
Além disso, será necessário ter a extensão WebSigner da Certisign no computador. Vale lembrar que todo o procedimento deve ser feito em parceria com o site do INSS.
Serviços ofertados
Por meio do MEU INSS, a população pode ter acesso a 90 serviços. São alguns exemplos:
- Simulação de aposentadoria;
- Pedido de aposentadoria;
- Extrato para imposto de renda (informe de rendimentos);
- Agendamento de perícia;
- Consulta de benefícios;
- Prova de vida;
- Salário-maternidade urbano;
- Extrato de empréstimo consignado;
- Carta de concessão do benefício;
- Revisão de benefício;
- Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual;
- Recursos;
- Cessação de benefício por óbito;
- Cadastro de declaração de cárcere/reclusão;
- Cadastrar ou renovar representante legal;
- Reativar benefício, entre outros.
Fonte: Portal Nubank
Vale lembrar que o portal do INSS pode ser acessado pela população pelo site ou pelo app, em celulares ou tablets. Para acessar alguns serviços relacionados ao seu benefício, você precisa realizar um cadastro prévio.
O site do INSS atualmente está vinculado com o portal do Governo Federal no qual, como medida de segurança, pedem informações específicas para liberar esclarecimentos sobre o segurado.
Quanto mais informações disponibilizadas mais o cadastro da conta muda, podendo ser ouro, prata ou bronze.
Por fim, para mais detalhes sobre o assunto, continue acompanhando nosso portal.
Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.