Atenção jovens: planos de saúde ficam mais caros em 2024! Entenda o motivo

Se você é jovem, saiba que os planos de saúde ficam mais caros em 2024 por diferentes motivos!

Atenção jovens: planos de saúde ficam mais caros em 2024! Entenda o motivo
Foto: Brasileiro Trabalhador

Um estudo recente mostrou que o valor médio dos planos de saúde subiu mais para os jovens do que para os idosos, dificultando o acesso a planos de saúde no país; confira mais sobre o assunto!

Entenda o aumento dos planos de saúde para os jovens

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) lançou uma nova análise mostrando que os custos dos planos de saúde para o público de até 18 anos de idade aumento muito no pós-pandemia.

Isso significa que, desde 2019, os mais jovens estão sofrendo com mais aumentos nas taxas mensais dos planos de saúde no Brasil.

De acordo com os dados, a Variação dos Custos Médico-Hospitalares (VCMH) para as pessoas entre 0 e 18 anos foi de 32,7%, quase 40% em relação aos anos anteriores.

Ainda segundo os estudos, o aumento para os mais idosos foi de quase 8%, bem menor do que o valor para os jovens.

Qual o motivo do aumento dos valores dos planos de saúde para os jovens?

O VCMH é um medidor de inflação médica, levando em série uma variedade de variáveis, como frequência de uso e variedade de pagamentos.

E é justamente isso que motivou o aumento dos preços. Nesse sentido, de acordo com o VCMH, desde 2018, em média, os jovens superaram os mais idosos em busca por tratamentos.

De acordo com a pesquisa, o crescimento foi superior para serviços como nutrição, psicologia e fisioterapia, aumentando em mais de 25% a frequência de uso desses serviços.

No caso das terapias psicológicas, por exemplo, o aumento foi de quase 70% na frequência de utilização. 

Por que aumentaram as buscas?

Por sua vez, o estudo indica que um dos motivos da frequência de uso do sistema de saúde é pelas tendências de sobrepeso e obesidade que aumentaram ao longo da pandemia de Covid-19.

Além disso, por conta de vários motivos como até a melhoria dos métodos de diagnóstico, houve um aumento nos números de alguns laudos, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a alta demanda por tratamentos.

Nesse sentido, ainda há uma tendência do aumento dos gastos para os jovens, um grande desafio para os planos de saúde.

Isso porque a base de cálculo dos planos de saúde é que os mais jovens paguem pelos mais velhos. Portanto, com aumento dos gastos pelos jovens, há diferentes desafios. 

Como economizar com um plano de saúde?

Economizar com um plano de saúde exige atenção a alguns fatores importantes.

Primeiro, avalie suas necessidades reais de cobertura. Isso porque planos mais abrangentes podem ser atraentes, mas se você não utiliza certos serviços com frequência, optar por uma cobertura mais básica pode reduzir custos. 

Além disso, procure por planos familiares, que geralmente oferecem descontos quando comparados a planos individuais.

Também é útil pesquisar e comparar preços entre diferentes operadoras, levando em conta a reputação e a qualidade do atendimento.

Outro ponto é manter um estilo de vida saudável, pois algumas seguradoras oferecem programas de incentivo com descontos ou bônus para quem adota práticas saudáveis. 

Por fim, aproveite as vantagens do plano de coparticipação, onde você paga uma parte do atendimento, como consultas e exames, resultando em mensalidades mais baixas.

Contudo, esse tipo de plano é indicado para quem não precisa de atendimento médico com muita frequência.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.