PIX Internacional enfrenta barreiras na tríplice fronteira! Entenda o que está acontecendo

Por mais que invista em tecnologia, o Pix internacional vem enfrentando barreiras na tríplice fonteira, e você pode entender tudo!

PIX Internacional enfrenta barreiras na tríplice fronteira! Entenda o que está acontecendo
Foto: Brasileiro Trabalhador/FREEPIK

O Pix internacional é um dos grandes passos para o método de pagamento no futuro, fazendo parte dos planos do BC para alavancar mais o crescimento do país.

Porém, a iniciativa vem sofrendo com problemas aqui mesmo na América do Sul, confira!

O que é o Pix Internacional?

O Pix Internacional é o recurso para utilizar o Pix como forma de pagamento em outros países.

O objetivo é que, com o mesmo aplicativo, o cidadão consiga fazer pagamentos via Pix em outros países, expandindo as fronteiras do recurso mundo afora.

Quais países já aceitam o Pix?

O Paraguai é um dos países que já aceitam o Pix como método de pagamento. De acordo com o presidente do Banco Central do país, os brasileiros já podem comprar com Pix por lá.

Isso acontece porque há acordos entre os bancos de ambos os países, permitindo que, ao final do dia, o dinheiro seja transferido imediatamente para a conta de quem recebe. 

Segundo o presidente do Banco, o processo só funciona bem porque os dois países chegaram em um bom acordo, permitindo o funcionamento completo entre os bancos sem grandes questões.

Pagamento via Pix vem enfrentando problemas

Na Colômbia, o pagamento via Pix não tem sido tão fácil como se imagina.

Nesse sentido, os sistemas bancários do país vêm enfrentando dificuldade, sobretudo com o alto fluxo possível com os pagamentos por Pix.

Isso porqu a Colômbia também enfrenta problemas das plataformas com alto volume de acessos, e a tentativa é de tornar mais operante as trocas bancárias, que ainda sofrem com questões no país. 

Segundo um representante da URF, de Regulação Financeira, da Colômbia, o país tem enfrentado problemas para combinar diferentes carteiras digitais. 

E o Pix em outros países?

Ao longo dos últimos tempos, algumas empresas têm investido para expandir o Pix para outros países, inclusive em países que recebem muitos brasileiros, como Portugal.

Porém, ainda não há uma interatividade completa que permita um funcionamento sem grandes problemas, mas se espera bastante para o futuro.

Quais as inovações do Pix?

Além do Pix internacional, o BC tem investido em novas funções importantes para o Pix.

O Pix Automático, que permite o planejamento de transações corriqueiras, vai aparecer já em julho de 2025. Na verdade, era para ser até o fim de 2024, mas foi adiada para o ano seguinte.

Por sua vez, o Pix por Aproximação deve entrar em testes já em novembro de 2024. O objetivo é fornecer a possibilidade de pagar pelas carteiras digitais, tal qual acontece com os cartões de crédito e débito.

Outra expectativa grande para o Pix é em relação ao pagamento offline, principalmente porque muita gente ainda enfrenta problmas para o uso da rede móvel.

Porém, para essa funcionalidade, ainda não há grandes previsões, por mais que seja uma das prioridades para o serviço.

De toda maneira, o BC trabalha continuamente para inovar o Pix, visto que é o principal método do Brasil, importante também para a economia do país como um todo.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.