Vazamento de dados no BTG: Banco Central emite notificação urgente para clientes!
Veja agora o vazamento de dados do BTG com comunicado oficial do Banco Central!
O Banco Central realizou um comunicado em tom de urgência sobre um vazamento de dados Pix de contas vinculadas ao BTG Pactual, banco em operação no Brasil; entenda!
O que houve?
De acordo com o BC, o banco BTG Pactual apresentou falhas pontuais nos sistemas, permitindo acessos e consultas a informações sensíveis dos correntistas.
Segundo a atualização do Banco Central, as informações vazadas foram relacionadas a número de conta e da agência, mas nada que impacte questões como senha e acessos.
O que disse o BTG Pactual?
A entidade bancária emitiu um comunicado oficial para explicar o caso, confira:
“O BTG Pactual esclarece que identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco, que permitiram a visualização unicamente dos dados de agência e conta-corrente vinculados a esses respectivos CPFs. Imediatamente o Banco restringiu o acesso a essas informações.
O BTG Pactual reforça que não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. O BTG Pactual reforça, ainda, que a segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento.”
O comunicado está nas plataformas oficiais do banco em operação no Brasil.
O vazamento é preocupante?
De acordo com o Banco Central e o próprio BTG Pactual, os dados não comprometem a segurança das contas.
Isso porque não envolveram informações como dígitos das senhas e segurança dos cartões de crédito. De toda maneira, vale a pena acompanhar as próximas atualizações.
O BTG e o Banco Central garantiram que não haverá impacto na movimentação das contas e nem da segurança de senha dos usuários.
Como saber se os dados foram vazados?
O próprio BTG Pactual informa que irá comunicar os clientes que tiveram dados vazados com envios oficiais nos canais de atendimento do próprio banco.
Inclusive, para evitar fraudes, o BTG Pactual deixa claro que não terá outro canal de comunicação para falar com os seus clientes.
Portanto, se você receber algum pedido, link ou qualquer coisa nesse sentido, fora do ambiente do banco, não clique e não faça movimentação.
Como proteger os seus dados bancários?
Em primeiro lugar, boa parte da segurança das contas bancárias é justamente de responsabilidade do próprio banco, que precisa desenvolver mecanismos para os seus apps.
De toda maneira, os próprios usuários podem tomar cuidado, como ativar a autenticação de 2 fatores, a 2FA, diretamente nos aplicativos.
O importante é que você não compartilhe o aplicativo e nem a senha com outras pessoas, guardando exclusivamente para o seu próprio smartphone.
Falando no smartphone, mantenha o dispositivo 100% atualizado, visto que o novo software ajuda bastante a eliminar brechas antigas de segurança.
Além disso, procure não clicar diretamente em nenhum link mandado por e-mails ou por mensagens de texto, visto que os golpistas se utilizam exatamente desse tipo de negócio para enganar as vítimas.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.