Candidatos em risco! Saiba o que acontece com quem não identificou o cartão de resposta no CNU

Você sabe o que acontece com quem não identificou o cartão de resposta no CNU? Isso pode custar a sua participação no ENEM dos concursos.

Se você já se inscreveu e não quer perder esta oportunidade, não precisa se preocupar, pois, explicamos como proceder.

De antemão, destacamos que nesta segunda-feira, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), emitiu um comunicado sobre o CNU (Concurso Nacional Unificado).

Conforme a publicação: quem não preencher corretamente o cartão resposta, será eliminado!


O que acontece com quem não identificou o cartão de resposta no CNU

“Em relação às pessoas que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas, o Ministério da Gestão informa que, após consulta à banca aplicadora e consulta jurídica, definiu que, em respeito ao edital, ocorrerá a eliminação dos candidatos”.

Estas foram as palavras do MGI em relação aos participantes que forem contra um dos principais critérios do edital.

Uma estudante com materiais no colo preocupada após ver o que acontece com quem não identificou o cartão de resposta no CNU
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Ao se tratar de um exame com diferentes tipos de provas, era necessário identificar o seu tipo no cartão de respostas.

Aliás, no edital e na primeira página de todas as provas estava destacada esta informação.

Uma fagulha de esperança…

Por um breve momento, os candidatos que perceberam o erro no CNU de não identificar a prova, viram um anúncio que trouxe alívio:

“Não será eliminado, a Cesgranrio vai fazer um esforço enorme para conseguir identificar. Pela localização das questões tinha forma de a Cesgranrio conseguir identificar. Então vai ser feito esse esforço”.

A responsável pela fala é da ministra Esther Dweck, que se manifesto na noite de domingo (18), após a realização do concurso.

Contudo, houve polêmica em torno da posição e algumas manifestações em redes sociais.

Além disso, algumas pessoas ficaram preocupas com a possibilidade de cancelamento do concurso por conta desse descumprimento do edital.

A princípio, o MGI indicou que ao menos 500 candidatos foram eliminados.

Os números são devidos a diferentes comportamentos, como sair da sala com o caderno de questões, por exemplo.


Gabarito oficial fica disponível após decisão

Por fim, a decisão foi de seguir o edital eliminar os candidatos que, mesmo com a orientação, preencheram o cartão de respostas incorretamente.

Se, infelizmente, isso aconteceu com você, é importante levar de aprendizado e entender a verdadeira necessidade de ler o edital com atenção.

De todo modo, o gabarito preliminar do Enem dos concursos, está previsto para ficar disponível nesta terça-feira (20).

O governo não deixou claro qual seria o horário da publicação, mas muitos participantes já estão ansiosos.

Como ver o gabarito do CNU?

Os resultados ficarão disponíveis no mesmo site em que foi feita a inscrição. Portanto, é necessário acessar o site <https://cpnu.cesgranrio.org.br/login>.

Em seguida, faça o login com sua conta GOV.br (CPF e senha) e acesse a aba referente ao gabarito dentro da Área do candidato.

Importante destacar que o gabarito não é o resultado, e os participantes poderão consultar em duas etapas:

  • Preliminar: 10 de setembro;
  • Final: 21 de novembro.

Agora você está por dentro das principais informações em torno do CNU e para ver mais atualizações, não perca as novidades que trazemos aqui, no Brasileiro Trabalhador!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.