ALERTA: CPF como chave PIX pode trazer RISCOS aos seus dados!

Veja o ALERTA: CPF como chave PIX pode trazer grandes RISCOS para os seus dados!

ALERTA: CPF como chave PIX pode trazer RISCOS aos seus dados!
Foto: FDR

Saiba que não é muito indicado que você utilize o seu CPF como chave Pix para receber pagamento, principalmente de desconhecidos, veja os motivos e como proteger-se!

Por que não utilizar o CPF como chave Pix?

Em primeiro lugar, você pode utilizar o CPF como chave Pix, visto que os bancos liberam o cadastro desse tipo de informação para fazer e receber pagamentos.

Porém, não é o mais indicado. Isso porque o CPF é um dado muito sensível, e pode ser usado para praticar golpes com o seu nome.

Quais os riscos de usar o CPF como chave Pix?

O CPF como chave Pix pode expor a riscos a sua identidade, permitindo cruzar dados com outras informações e aplicar golpes ao valer-se do seu nome.

E isso pode trazer consequências graves, como abertura de contas bancárias, realização de compras fraudulentas e solicitação de empréstimos; um impacto financeiro bem complicado para a população.

Por isso, é bem arriscado mesmo utilizar o seu CPF como chave Pix, principalmente se você precisa fornecer por muitas vezes o seu CPF a desconhecidos. 

Quais alternativas para o CPF como chave Pix?

O CPF é só uma das opções para cadastrar-se no Pix, veja outras alternativas que podem funcionar melhor:

1. Número de telefone

O número de telefone é outra opção para chave Pix, mas também traz os seus riscos. Por mais que aparente ser melhor do que o CPF, os criminosos também podem utilizá-lo para aplicar golpes.

Nesse sentido, o mais conhecido é a troca de chip, quando os criminosos contatam a operadora de telefone para fazer a troca de posse e realizar golpes. 

Portanto, tome cuidado também para não oferecer um número de telefone que poderá ser utilizado por criminosos.

2. E-mail

O endereço de e-mail também é uma boa opção para não usar o CPF, porém, também é preciso ter cuidado.

Nesse sentido, o ideal é que você nunca use o mesmo e-mail que faz login em redes sociais ou que recebe e-mails importantes de trabalho.

Isso porque o e-mail também é passível de invasão, sendo uma informação que é melhor ficar mais resguardada.

Uma boa dica é criar um e-mail apenas para utilizar de chave Pix, uma prática bem comum e possível, inclusive sem custos em endereços gratuitos.

3. Chave aleatória

A chave aleatória é uma opção bastante segura para proteger as suas informações, principalmente porque ela é gerada exclusivamente para o pagamento por Pix. 

Nesse sentido, você faz todo o processo com um número que não será utilizado para outra coisa, reforçando a segurança.

Como alterar o CPF para outra opção?

Em primeiro lugar, você terá que escolher uma opção, já que é preciso deixar cadastrado algo na plataforma.

Por mais que um comando ou outra possa mudar, o básico é que você deve acessar o app do seu banco, sempre pela plataforma oficial do banco.

No menu de opções, busque ‘gerenciamento de chave Pix’, o que pode variar de um banco para o outro, mas não foge muito de tal menu.

Depois disso, pode selecionar a substituição da chave atual, inserindo a nova informação que será utilizada.

 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.