Quanto tempo leva para transformar auxílio doença em aposentadoria?

Hoje, a nossa missão é entender quanto tempo leva para transformar auxílio doença em aposentadoria.

Dee fato, a transição do auxílio-doença para a aposentadoria por invalidez é uma dúvida comum entre segurados do INSS.

Atualmente, este não é um processo tão simples, e depende de uma série de fatores, como o tipo de doença, o tempo de contribuição, e a análise médica.

Mas até o fim desse artigo, você vai entender bem como este processo funciona e os detalhes fundamentais para qualquer colaborador.


O que é o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício previdenciário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para quem está temporariamente incapacitado de trabalhar devido a uma doença ou acidente.

Uma mulher internada olha para a janela e pensa Quanto tempo leva para transformar auxílio doença em aposentadoria?
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Para ter direito ao benefício, é necessário cumprir alguns requisitos. Então, o segurado precisa comprovar que sua condição de saúde o impede de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos.

Isso pode e deve ser feito por meio de um atestado médico, seguido de uma perícia do INSS.

Assim, o auxílio-doença é pago enquanto o segurado não tem condições de retornar ao trabalho.

Entretanto, para continuar recebendo o benefício é fundamental passar por revisões periódicas do INSS.

Quando o auxílio-doença pode se transformar em aposentadoria por invalidez?

A transformação do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez ocorre, basicamente, quando é comprovado que o segurado não tem mais condições de voltar ao trabalho.

Claro que este processo passa por uma nova avaliação médica do INSS. Dessa forma, o perito é quem determina se a incapacidade é total e permanente.

Mas atenção, já que a transformação não é automática! Portanto, o segurado precisa pedir a revisão do benefício junto ao INSS.


Quanto tempo leva para transformar auxílio doença em aposentadoria?

O tempo para a transformação do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, hoje varia com base em alguns fatores.

Geralmente, o processo começa com a solicitação formal da revisão do benefício. Isso pode ser feito tanto por um profissional, quanto pelo próprio segurado.

Então, o INSS convoca o segurado para uma nova perícia médica. Esta etapa, por sua vez, pode levar de 30 a 90 dias.

O resultado dessa perícia costuma ficar disponível dentro de 30 dias. Assim, se o perito concluir que a incapacidade é total e permanente, há a concessão da aposentadoria.

Dicas para agilizar o processo

Por fim, reunimos algumas dicas que podem ajudar a aumentar as chances de uma transição mais rápida e bem-sucedida do auxílio-doença para a aposentadoria por invalidez.

Primeiramente, mantenha todos os laudos médicos atualizados, com o máximo de clareza e detalhes sobre o seu quadro clínico.

Não ignore a importância de ter um advogado especializado em direito previdenciário.

Afinal, ele vai ter as melhores orientações para cada um dos passos, principalmente em caso de negativa do INSS.

Além disso, aproveite ao máximo os canais digitais do INSS, como o aplicativo Meu INSS. Essa prática pode reduzir o tempo de espera e facilitar o acesso às informações.

Sabe o que mais facilita o acesso às informações? As atualizações que trazemos todos os dias para você aqui, no Brasileiro Trabalhador, não deixe de acompanhar!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.