Novo documento nacional: quem precisa emitir o CIN? Não perca a data

Se você ainda não sabe como e quem precisa emitir o CIN (Carteira de Identidade Nacional), não deixe de ler este artigo.

Afinal, com o novo documento nacional, os cidadãos brasileiros podem usufruir de algumas comodidades.

Até o fim dessa leitura você entenderá o motivo de fazer este documento, onde é possível emiti-lo, até quando você pode usar seu RG atual, entre outras questões!


Quem precisa emitir o CIN: governo já estipulou prazo

Para quem ainda não sabe, o Governo Federal já determinou uma data limite para emitir o CIN.

Uma pessoa segurando seu novo documento após ver quem precisa emitir o CIN
Imagem: Reprodução

Assim, os brasileiros têm até 2032 para pedir o CIN. O processo de atualização, no entanto, já está em vigor em praticamente todo o Brasil.

Portanto, não deixe de atualizar a sua documentação. Vale mencionar que o processo para emissão da 1ª via do CIN é de graça.

Onde é possível emitir o CIN?

Até o momento praticamente todas os estados brasileiros já emitem o documento. Desse modo, apenas dois estados ainda não emitem o CIN:

  • Amapá;
  • Roraima.

Os cidadãos dessas regiões precisam aguardar a adoção do sistema de emissão do novo documento.

De todo modo, não deve demorar muito para os estados se atualizarem.

Nos estados em que já é possível fazer o CIN, basta se dirigir a qualquer posto de atendimento ao cidadão que emita documentos.

Em São Paulo, por exemplo, em todo o estado, as pessoas podem se dirigir ao Poupa Tempo.

O serviço agiliza a atualização de documentos, sem filas com agendamento digital e toda orientação necessária a partir da informação disponibilizada no site ou por agentes.


Qual a importância de emitir o novo documento?

De fato, estamos constantemente passando por mudanças, e isso também ocorre em nosso sistema cadastral.

Um dos principais motivos para atualizar seu documento, é para se manter por dentro das novidades legais.

Além disso, o CIN traz mais segurança e introduz o uso do número único (CPF).

Esta também é uma ótima opção para quem deseja ter um documento digital e moderno. Afinal, ele fica disponível dentro do aplicativo Gov.br.

Embora, esteja disponível na versão digital, você também pode solicitar a versão em papel.

Outro ponto importantíssimo, é que esta atualização ajuda o governo na identificação dos cidadãos de maneira mais precisa.

Confira algumas vantagens do CIN

Primeiramente, estamos falando de um documento que nasce na era digital, sendo naturalmente adequado para usar no smartphone.

O CIN possibilita a inclusão do número de diferentes documentos. Assim, em apenas um lugar você pode ter o CPF, Título de Eleitor, Carteira de Motorista, entre outros.

Aliás, esta inclusão, nas próprias palavras do governo: ” vai permitir, no futuro, que ela seja o único documento que o cidadão vai precisar portar.”.

Então, estamos falando de um documento que vai facilitar a sua vida.

Se você ainda não sabia dessa novidade, agora você já pode aproveitar e emitir o seu novo documento.

Para ver outras informações importantes como esta, não perca as notícias que o Brasileiro Trabalhador traz durante o dia todo para te atualizar!

 

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.