Quais redes sociais podem substituir o X (antigo Twitter)?
Quais redes sociais podem substituir o X (antigo Twitter)?
O X está fora do ar há alguns dias no Brasil por conta de decisão judicial do STF, travando uma verdadeira batalha entre as partes.
Ainda sem perspectiva de retorno, é possível encontrar alternativas. Por isso, separamos algumas redes que podem trazer um pouco da experiência do X; confira!
1. BlueSky
O BlueSky é uma rede social que já conseguiu milhões de usuários no país, trazendo uma interface bem parecida com o Twitter das antigas.
Nesse sentido, permite a publicação e o compartilhamento de textos curtos com rapidez e dinâmica, sendo uma alternativa à queda do X.
Inclusive, o CEO do BlueSky é um dos cofundadores do Twitter, trazendo bastante do estilo mais antigo da rede social.
2. Threads
O Threads é uma das grandes apostas da Meta, a empresa do Facebook e do Instagram, para atingir o mercado de textos rápidos.
Lançado em julho de 2023, ainda não pegou completamente como outras redes sociais, mas vem crescendo bastante.
Nesse sentido, foram mais de 250 milhões de downloads ao redor do mundo, mas a rede perdeu bastante após a primeira semana.
De toda maneira, oferece 500 caracteres para compartilhar textos, inclusive diretamente do Instagram.
3. Mastodon
A Mastodon é uma rede social muito pouco conhecida no Brasil, gratuita, sem publicidade e de código aberto.
Nesse sentido, a marca tem justamente esse ‘grito’ sobre a não publicidade na internet, trazendo a possibilidade publicar textos, vídeos e fotos.
O problema é que não tem um alto número de usuários, ficando bem longe de outras redes sociais.
4. Discord
O Discord é uma rede social que já causou muita polêmica no Brasil, principalmente pelos crimes que já utilizaram a plataforma para a disseminação de mensagens.
Porém, trata-se de uma rede muito interessante para o compartilhamento de mensagens e até a realização de chamadas de vídeo.
Muito mais popular entre o público gamer, o Discord funciona bem de diferentes maneira, inclusive parecido com o WhatsApp para trocar mensagens.
E o Instagram e Facebook?
Sem dúvidas, o Instagram e o Facebook são as redes sociais mais populares no Brasil, com centenas de milhões de usuários.
No entanto, a dinâmica é bem diferente do X, ainda que contem com uma série de ações parecidas, como compartilhar textos, fotos e vídeos.
É difícil que os fãs do X encontrem-se no Instagram e no Facebook, até porque o X tem uma dinâmica muito própria.
De toda maneira, cada um pode buscar o que mais lhe interessa nas redes sociais, afinal, elas são feitas para isso!
E quando o Twitter volta?
A questão do Twitter é ainda muito polêmica, tanto interna quanto externamente por conta de tudo que tem envolvido.
Por isso, o retorno do X ao cenário brasileiro e a atualização para acessar novamente a plataforma pode demorar, ainda sem perspectiva de retorno.
Para retomar as atividades no Brasil, o X precisa pagar multas que somam mais de R$ 18 milhões, além de designar um novo representante da marca no Brasil.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.