Estratégias de reestruturação que salvam empresas em dificuldades! Entenda como aplicar

No momento em que os negócios vão mal, estratégias de reestruturação que salvam empresas em dificuldades podem ajudar o seu CNPJ.

Embora, você talvez não saiba, enfrentar problemas com empresas é relativamente comum no Brasil, principalmente em um cenário de instabilidade financeira.

Contudo, se você se encontram nesta situação, não se preocupe e venha com a gente até o final desse artigo e vamos te surpreender com estas incríveis soluções que reunimos!


Conhecendo estratégias de reestruturação que salvam empresas em dificuldades

Pode ser difícil de acreditar, mas milhares de empresários dormiram à noite passada, pensando nos desafios financeiros que suas empresas têm enfrentado.

Executivos de uma empresa fazem reunião para definir estratégias de reestruturação que salvam empresas em dificuldades
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Mas confie: a reestruturação da empresa é uma das respostas mais saudáveis que você pode ter frente às questões internas ou externas que impactam a performance do negócio.

De todo modo, o primeiro passo é um diagnóstico, ou seja, um processo para entender o que está dando errado.

O que é a reestruturação da empresa?

Antes de seguirmos para as estratégias, vamos só esclarecer sobre o que estamos falando.

Assim, quando falamos em reestruturação empresarial, estamos falando de um processo de reorganização e renovação de uma empresa.

Na prática, é como dar um “reset” em um computador, buscando, portanto, otimizar seus processos, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Embora, a motivação principal seja financeira, essa transformação pode ocorrer em diferentes áreas da empresa, como:

  1. Estrutura de custos;
  2. Portfólio de produtos e serviços;
  3. Cultura organizacional;
  4. Processos de trabalho;
  5. Estrutura organizacional.

E já que estamos aqui, é importante mencionar que a recuperação judicial nem sempre é uma opção para lidar com as dificuldades financeiras da empresa.

E o que você pode fazer? Confira três estratégias de reestruturação que salvam empresas em dificuldades.


Três estratégias de reestruturação para sua empresa

Chegou o momento da leitura que você estava esperando, e claro que recomendamos buscar orientação profissional antes de tomar qualquer atitude.

Entretanto, a seguir, você vê que existem diferentes soluções que podem te ajudar em um momento desafiador com sua empresa. Assim, temos:

1. Reestruturação Organizacional

Aqui, podemos dizer que uma das maiores mudanças reside no redesenho de processos.

Isso vai englobar a simplificação e otimização dos processos de trabalho, eliminando principalmente algumas etapas desnecessárias e burocráticas.

Outro ponto importante é o downsizing, que pode ser feito, por exemplo, a partir da redução do quadro de funcionários.

Já ouviu falar em outsourcing? Basicamente, é transferir algumas atividades para empresas terceirizadas, como acontece muito com serviços de limpeza ou segurança.

Outros dois pontos que atuam, em certa medida, juntos são: empoderamento dos funcionários e a criação de equipes multifuncionais.

2. Reestruturação Financeira

Este é o ponto é necessário, na maioria das vezes, priorizar a renegociação de dívidas. Neste momento, o que vai te ajudar, é buscar pelas melhores condições de pagamento com credores.

Você pode, por exemplo, ler este artigo sobre a renegociação de dívidas pela Serasa.

Enquanto você procura boas condições, não deixe de estudar vias para reduzir custos.

Destaque o que é custo fixo ou variável e aproveite cada uma das oportunidades de redução.

Apesar da dificuldade, uma das respostas pode e deve ser o aumento da receita.

Estamos falando de buscar novas estratégias de vendas, seja lançando novos produtos, serviços, ou até explorando por novos mercados.

Destacando outros dois pilares, tenha muita atenção (sempre) à gestão de caixa e à captação de recursos.

3. Reestruturação Cultural

Por fim, outro aspecto importante para mudança e transformação de empresas, principalmente de maiores portes, vai começar com a comunicação interna.

Além disso, investir em uma liderança transformacional tem deixado de ser um diferencial e se tornando uma necessidade em empresas de sucesso.

Afinal, líderes bem preparados, são verdadeiramente capazes de promover a mudança cultural.

Adotar uma atitude de valorização dos colaboradores é capaz de gerar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, mais preparado para o sucesso da organização.

Então, para fechar, temos o alinhamento de valores e o treinamento e desenvolvimento.

Estas são as estratégias de reestruturação que salvam empresas em dificuldades que podem te ajudar e esperamos que elas, ao menos apontem algumas das possíveis direções em um momento como este.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.