Valores e prazos do novo RG de 2024 são divulgados: Veja como emitir o seu!

Veja agora valores e prazos do novo RG de 2024 e saiba como emitir o seu!

Valores e prazos do novo RG de 2024 são divulgados: Veja como emitir o seu!
Foto: Reprodução

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está em validade no Brasil e tem o objetivo de substituir o antigo RG com um documento repaginado; veja como emitir a sua e quanto pagar!

Conheça a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

A nova CIN, ou Carteira de Identidade Nacionalé a versão do documento que visa substituir o antigo RG, trazendo um visual bem repaginado.

Um dos grandes objetivos da nova CIN é padronizar a documentação no país, principalmente por eliminar o número do RG.

Na verdade, o governo espera padronizar o CPF como principal identificação do cidadão brasileiro, criando um banco de dados com maior facilidade de acesso entre os estados.

Além disso, a nova CIN é otimizada para as versões digitais, e você poderá utilizá-las da mesma maneira.

Qual o prazo para tirar a nova CIN?

O governo ainda não exige que todos os cidadãos atualizem o seu documento de identidade, principalmente se o atual RG ainda vale.

Porém, o planejamento é que todos os cidadãos brasileiros adotem o novo formato até o ano de 2032, quando o RG atual irá parar de valer em solo nacional.

Assim, até 2032, você não precisa obrigatoriamente atualizar o RG, mas pode fazer o processo caso queira. 

Se você tem o RG vencido ou próximo de vencer, vale a pena fazer a nova CIN, mesmo que você use a CNH como documento de identificação.

Qual a validade da nova Carteira de Identidade?

De acordo com a legislação, o novo RG terá a validade de 10 anos para as pessoas entre 18 e 59 anos de idade.

Por sua vez, as pessoas com mais de 60 anos de idade terão validade indeterminada do documento, sem precisar fazer a renovação. 

Qual o preço da nova CIN?

Não há cobrança para tirar a primeira via da nova Carteira de Identidade, e você poderá fazer sem custos em todo o Brasil.

Porém, a partir da segunda via, cada estado vai definir o preço para a documentação, seguindo o que é feito com outras opções no país.

Como tirar a nova CIN?

O processo para obter a nova Carteira de Identidade Nacional vai depender de cada estado, já que a legislação é específica.

Nesse sentido, você precisa realizar o agendamento para os postos de atendimento, levando o CPF e a certidão de nascimento ou de casamento.

Em estados como São Paulo, você pode ir ao Poupatempo, ou no UAI, em Minas Gerais, por exemplo.

Quais as vantagens da nova CIN?

 

O principal objetivo da CIN é usar o CPF como número de identificação, o que facilita bastante no processo de nacionalização do banco de dados.

Nesse sentido, a CIN incorpora novas tecnologias e práticas, como um QR Code para verificar a autenticidade por dispositivos eletrônicos.

Além disso, o QR Code conta com informaçõs sobre o estado do documento, inclusive com atualizações sobre extravios e furtos. 

Por sua vez, você pode fazer o download da versão digital do documento, trazendo então bons benefícios para melhorar a documentação no país.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.