BC promete NOVO MECANISMO de segurança para o Pix; entenda!
Veja agora como o Banco Central promete NOVO MECANISMO de segurança para o Pix!
O Pix vem sendo alvo de muitos golpes diariamente, com bilhões de reais de prejuízo. Para tentar mitigar a situação, o governo investe em novas tecnologias; confira agora mesmo!
Conheça o MED 2.0
Atualmente, o governo já conta com o MED, o Mecanismo Especial de Devolução, que trabalha para devolver valores para as vítimas de golpes.
De acordo com o BC, ao longo dos últimos tempos, foram cerca de R$ 1,1 bilhão devolvidos ao público.
E para melhorar o atendimento, o Banco Central está desenvolvendo o MED 2.0, uma nova fase do Mecanismo, para trazer também as novas tecnologias usadas nos golpes.
Quando o MED 2.0 começará a funcionar?
De acordo com as projeções do Banco Central, o projeto deve ser lançado entre o final de 2025 e o começo de 2026.
Ao longo dos próximos meses, o mecanismo passará por uma série de testes até a implementação final para o público brasileiro.
Quais as inovações do novo mecanismo do Pix?
Em primeiro lugar, a principai inovação do Pix é rastrear os recursos potencialmente vistos como golpe.
Nesse sentido, o banco terá possibilidade para bloquear o dinheiro sinalizado como infração, impedindo que o montante vá para frente.
Além disso, o novo MED 2.0 promete ser mais ágil para evitar os principais golpes do Pix de maneira mais rápida e eficiente.
Atualmente, o MED leva em cerca de sete dias para a avaliação do caso, tempo que pode significar menor eficiência para a devolução do dinheiro.
Veja os principais golpes do Pix em 2024
Há uma série de golpes acontecendo todos os dias no Brasil, e o Pix é alvo contínuo desse tipo de ação.
Nesse sentido, criar páginas falsas para a venda de produtos é um dos principais meios para recolher dinheiro.
Os criminosos anunciam produtos muito baratos, passando-se por grandes lojistas do varejo brasileiro, mas tratando-se de um golpe.
Outra maneira de roubar dinheiro é por mensagens de texto, ligações e SMS.
Os golpistas costumam enviar mensagens muito alarmistas para forçar a pessoa a mandar dinheiro, geralmente ou com promessas de ganhos muito incríveis ou com situações emergenciais.
Conheça o golpe do Pix errado
O golpe do Pix errado é um dos mais aplicados ultimamente, tratando-se de um sistema bem engenhoso para roubar dinheiro das pessoas.
De começo, os criminosos enviam um Pix inesperado na conta da vítima. Logo em seguida, um número desconhecido telefona dizendo que alguém errou o envio do Pix e pedindo o dinheiro de volta.
Geralmente, o golpista inventa uma história triste para pedir o dinheiro urgentemente.
O problema é que o golpista pede para que a vítima envie o dinheiro para outra chave Pix. Ao mesmo tempo, aciona o MED para solicitar o reembolso do dinheiro.
Caso a pessoa caia no golpe e envie o dinheiro, à primeira vista, parece que o valor só entrou e saiu.
Porém, essa entrada de uma chave e saída para outra é tomada como um potencial golpe quando denunciada para o MED.
Assim, o BC reconhece que pode ter havido fraude e retira o dinheiro da vítima.
Por isso, os criminosos usam o próprio sistema para aplicar o golpe. O indicado é não devolver o dinheiro para a outra chave Pix, mas sim para a mesma que enviou inicialmente.
Dessa maneira, o MED não reconhece as transações como golpe, não retirando mais dinheiro da conta da vítima.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.