Cuidado! Esses aparelhos estão elevando sua conta de energia! Saiba como evitar
Quando chega a hora de pagar as contas da casa, a conta de luz pode ser a causa de um rombo no orçamento. Afinal, para muitos ela é um dos maiores gastos pontuais de um lar.
Entretanto, se você souber quais são os aparelhos que mais gastam energia, é possível montar estratégias para reduzir o consumo mensal de eletricidade e diminuir o quanto você paga mensalmente.
Existem vários fatores que podem aumentar sua conta de luz, mas é claro, o principal deles é a tarifa de consumo. Dependendo de onde você mora, o valor que você paga por cada kWh usado é diferente.
Além disso, existem períodos do ano onde a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) muda a bandeira tarifária, deixando a energia mais cara ou mais barata em todo o país.
Obviamente, tudo isso está fora do controle do consumidor, o que significa que a única maneira que ele tem para controlar o valor que ele paga é através do próprio consumo de energia.
Quais os aparelhos que mais gastam energia em uma casa?
Embora existam várias práticas para diminuir o quanto você gasta por mês, o mais eficiente é ficar de olho nos aparelhos que mais gastam energia.
Existem vários dispositivos eletrônicos numa casa que, ou consomem muito, ou ficam ligados por muitas horas, pesando bastante na sua conta. Confira abaixo os principais e como economizar ao usá-los!
Aquecedores
Uma regra geral dos aparelhos eletrônicos é que quanto mais eletricidade eles consomem mais eles esquentam, e vice-versa. E neste sentido, os aquecedores são um exemplo perfeito.
Para funcionar, eles convertem eletricidade em calor usando uma resistência e por meio de um ventilador espalham o ar quente para o ambiente.
Enquanto eles podem ser a solução para manter sua casa aquecida durante o inverno, o preço dessa comodidade vem direto na sua conta de luz.
Mas se você precisa mesmo usar um aquecedor onde você mora, é possível economizar usando aparelhos menos potentes e apenas nos cômodos mais necessários, como os quartos de dormir.
Chuveiro elétrico
Por falar em resistência, o chuveiro elétrico é outro aparelho no qual você precisa prestar bastante atenção.
Este é um aparelho meio controverso, mas bastante comum no Brasil. Muitas pessoas juram que é um perigo enorme misturar eletricidade e água, enquanto outras nem conseguem viver sem.
Mas o perigo mesmo é usar muito o chuveiro elétrico e no fim do mês se deparar com uma conta bem salgada, principalmente se ele tiver uma potência alta ou se você gostar de banhos longos.
A indicação para economizar é bem simples, reduzir o tempo dos banhos e optar por temperaturas menos quentes, para não exigir muita potência do aparelho.
Computadores
Um dos principais vilões de toda casa moderna é o computador. Se você usar um por bastante já sabe o estrago que ele faz na sua conta de luz.
O estrago é maior ainda para pessoas que trabalham com o computador e usam ele por várias horas. Tarefas mais exigentes como edição de vídeo e rodar jogos também aumentam ainda mais o consumo.
Para diminuir o gasto, a indicação é usar o computador o mínimo possível e você ainda pode selecionar perfis de energia que consomem menos.
Entretanto, minha sugestão é substituir completamente o computador por um notebook ou Chromebook, sendo muito mais econômicos.
Em alguns casos, até um tablet dos mais modernos pode suprir suas necessidades, então manter um desktop pode não fazer tanto sentido.
Geladeira
Lembra que os mais velhos vivem falando para tomar cuidado ao usar a geladeira para não gastar muita energia elétrica? Eles estão certos.
Geladeiras e freezers funcionam 24 horas por dia e consomem uma quantidade absurda de eletricidade, mesmo os mais novos.
Além disso, o abre e fecha constante do aparelho ou mal estado das borrachas de vedação podem fazer eles gastarem ainda mais, já que têm que compensar pela elevação da temperatura interna.
No caso das geladeiras, a estratégia é abrir e fechar o mais rápido possível, já tendo em mente o que você precisa pegar ou colocar dentro dela.
Outra dica é evitar abrir sem necessidade e fazer manutenção, para garantir que ela esteja funcionando corretamente.
Ar-condicionado
Não tem muita coisa pra falar do ar-condicionado além do fato de que este é sem dúvidas um dos principais vilões de qualquer casa, principalmente no verão.
O oposto dos aquecedores, o ar-condicionado pode gastar ainda mais energia, principalmente se não for utilizado nas condições certas.
Preferencialmente, para instalar um desses aparelhos é bom que o espaço tenha isolamento anti-térmico e que as portas e janelas fiquem sempre fechadas.
Além disso, optar por ar-condicionados com funções inteligentes para ligar e desligar podem economizar bastante dinheiro.
Mais dicas para pagar menos na conta de luz
Usar corretamente esses aparelhos pode te fazer economizar uma boa grana no fim do mês. Mas não são só eles.
Dependendo do seu uso, até mesmo aparelhos que ficam a maior parte do tempo desligados, mas sempre conectados em tomadas, também contribuem bastante na conta de energia.
Por isso, sempre que possível, desligue e desconecte tudo que não estiver mais usando. Você também pode usar mais a luz natural do ambiente para evitar acender as lâmpadas da casa a todo momento, preferencialmente instalando janelas em pontos estratégicos.
Você também pode substituir tudo que consome energia por versões com alta eficiência energética, como lâmpadas LED e produtos com selo do INMETRO.
Outra dica é participar de programas do governo que dão descontos, como a Tarifa Social!
Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!