Bolsa Família baixou? 5 principais motivos para mudança no valor

Você não sabe por que o Bolsa Família baixou? Então, calma e venha com a gente neste artigo.

Até o final, você verá 5 motivos que podem levar à mudança, e que podem te tranquilizar e te ajudar a entender o que está acontecendo com seu benefício.

Vamos lá?


Bolsa Família baixou? Entenda o que aconteceu

Sem dúvida, o Bolsa Família é uma ferramenta importante do governo para dar suporte às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza no Brasil.

De todo modo, é fundamental entender como o programa funciona e quem pode receber, e continuar inscrito.

Uma pessoa segura o cartão e o dinheiro do pagamento do benefício após ver que o seu Bolsa Família baixou
Imagem: Reprodução

Em setembro, mais de 53 milhões de brasileiros serão contemplados com o Bolsa Família.

Mas uma parcela desse grupo notou que o valor do seu repasse veio abaixo do que costuma ver.

Porque o valor do Bolsa Família diminuiu? Veja 5 motivos

Sem dúvida, a atualização do Cadastro Único é o primeiro ponto que pode levar à redução no repasse.

Porque se tem alguma informação desatualizada no Cadastro Único (CadÚnico), o benefício pode ter o cálculo para um valor menor.

Outro motivo é o fim de benefícios adicionais. O Bolsa Família pode acumular diferente benefícios adicionais, como o Vale Gás ou o Benefício Primeira Infância.

Em setembro, por exemplo, não há o repasse do Auxílio Gás, o que já implica em uma redução na estrutura do benefício.

Além disso, periodicamente, o governo realiza revisão de renda com a finalidade de encontrar pessoas que ultrapassam o limite estabelecido.

Neste caso, quando identificados, os beneficiários podem não apenas ver a diminuição da renda, como até ter o benefício cancelado.

O crescimento dos filhos também leva à redução. Afinal, benefícios como o Primeira Infância, são interrompidos quando as crianças saem da idade estabelecida.

Por fim, a exclusão de membros da família é outro ponto vital para o recebimento do Bolsa Família.

Então, quando um membro sai do núcleo familiar (por exemplo, em casos de separação, falecimento ou saída de dependentes), o valor recebido também muda.

Resumindo: estes, portanto, são os 5 motivos pelos quais o seu Bolsa Família pode ter o valor abaixado:

  1. Atualização do Cadastro Único;
  2. Fim de benefícios adicionais;
  3. Revisão de renda;
  4. Crescimento dos filhos;
  5. Exclusão de membros da família.

Outras alterações no valor do Bolsa Família

Além dessas variações, o Bolsa Família mudou muito de valor ao longo dos anos, o que é resultado de diferentes atualizações nas políticas sociais e economia do Brasil.

Portanto, foi um movimento natural também o os beneficiários do Bolsa Família, terem ajustes no dinheiro que recebem, para acompanharem estas transformações no país, incluindo a inflação.

Após a decisão do governo anterior, em 2024, o Bolsa Família estabelece um pagamento padrão, no mínimo de R$ 600 para as famílias que atendem aos critérios.

As alterações no Bolsa Família afetam muito a renda das famílias, afinal, o dinheiro do Bolsa Família pode ser vital para beneficiários no dia a dia.

Esperamos ter te ajudado com sua dúvida, mas se você quer conferir mais informações sobre o Bolsa Família, não deixe de conferir as atualizações do Brasileiro Trabalhador!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.