Bolsa Família para quem não tem família? Quem mora sozinho tem direito a benefício pelo Cadúnico
Existe o Bolsa Família para quem não tem família? Quem mora sozinho tem direito a benefício pelo Cadúnico!
Ao longo dos últimos meses, o governo vem flexibilizando o pagamento de benefícios sociais para pessoas que moram sozinhas; confira mais detalhes!
Quem mora sozinho pode entrar no Bolsa Família?
Por mais que o nome seja Bolsa Família, o governo vem fazendo esforços para oferecer benefícios para quem não tem exatamente uma família.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a destinação de 16% para a pré-habilitação de famílias unipessoais no programa social do Bolsa Família.
Para entrar na pré-habilitação do Bolsa Família como família unipessoal, é preciso estar em um dos grupos:
- Indicação de risco de segurança alimentar;
- Indicação de situação de violação de direitos;
- Registro por meio de entrevista em domicílio.
No entanto, o MDS deixa claro que a pré-habilitação não garante a aprovação para o Bolsa Família como unipessoal.
Então é possível receber o Bolsa Família morando sozinho?
Sim, a legislação prevê que pessoas que moram sozinhas façam o requisito do pagamento do Bolsa Família.
A categoria é chamada de família unipessoal, e corresponde a 16% de todos os cadastrados no Bolsa Família. No entanto, os critérios e a aprovação podem ser mais difíceis em comparação com as famílias.
Como fazer a inscrição para o Bolsa Família?
O primeiro passo é reunir documentos como CPF, identidade, comprovantes de residência e de renda e dirigir-se à uma unidade do CRAS mais próxima de sua casa.
Nesse sentido, o CRAS é responsável por receber a documentação e redirecioná-la para fazer o pedido do benefício.
Por sua vez, em caso de aprovação, a pessoa será devidamente informada sobre a possibilidade de receber o Bolsa Família.
Qual o valor do Bolsa Família?
O valor mínimo de pagamento do Bolsa Família é de R$ 600, garantido pela legislação com o piso do benefício.
Por sua vez, o Bolsa Família paga adicionais de acordo com a constituição familiar, com o pagamento extra para crianças e para gestantes.
Como trata-se de uma pessoa sozinha, não terá os adicionais.
Por sua vez, ainda será possível receber o Auxílio Gás, outro benefício pago juntamente com o Bolsa Família, geralmente a cada dois meses de acordo com a legislação vigente.
Há outros benefícios para quem mora sozinho?
Sim, além do Bolsa Família, há outras opções de benefícios sociais do governo para quem mora sozinho.
Se tratar-se de um estudante da rede pública, inclusive do EJA, é possível receber o Pé-de-Meia, novo programa do governo para incentivar a permanência nas escolas.
Outra opção é o Benefício da Prestação Continuada, o BPC LOAS, direcionado justamente para os idosos a partir dos 65 anos e para pessoas com deficiência a partir de qualquer idade.
Por sua vez, as prefeituras podem ter programas sociais próprios, inclusive com incentivo de estudos para jovens, estudantes e esportistas.
De toda maneira, o mais indicado é pesquisar bastante sobre os seus direitos e ter acesso aos benefícios cabíveis para a sua vida.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.