Bancos odiados por todos os IDOSOS: difícil de usar

Entre os bancos odiados por todos os IDOSOS, predominam os bancos digitais e abaixo listamos quais instituições se destacam negativamente.

Este artigo está incrível e se você quer evitar dor de cabeça para ter acesso a serviços financeiros, não deixe de ler!


Quais são os 5 bancos odiados por todos os IDOSOS?

Não dá para negar que os idosos enfrentam muitos desafios quando lidam com instituições bancárias.

Hoje, nos embasamos em um levantamento do Banco Central. Dentre seus destaques, houve a divulgação de um levantamento que revela os bancos com o maior número de reclamações.

Um senhor com seu tablet na mão e aparentemente irritado enquanto usa um dos Bancos odiados por todos os IDOSOS
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Desse modo, a pesquisa analisou o primeiro semestre do ano de 2024, apontando cinco instituições financeiras frequentemente criticadas pelos idosos. Entre os principais motivos estão:

  • Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais;
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito;
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado.

Fonte: Banco Central.

Vamos às instituições? Não deixe de conferir!

1º Lugar: PagBank-PagSeguro

Liderando nosso ranking de pior banco para idosos, temos o PagBank-PagSeguro com o 31.627.035 clientes.

No período de análise, foram 2.867 reclamações, colocando a instituição no topo da lista negativamente.

Mas entre as principais queixas estão as dificuldades no uso da interface digital. Somado a isso, há falhas no suporte ao cliente e atrasos na liberação de valores.

Sem dúvida, muitos idosos veem a transição para o meio digital como um desafio, e a falta de uma assistência adequada torna esse processo ainda mais complicado.

2º Lugar: Banco Inter

Em seguida, atendendo a 32.352.011 de clientes no Brasil, se destaca o Banco Inter.

De fato, o serviço digital é praticamente a marca do banco. Mas não é incomum encontrar queixas por parte dos idosos.

Aliás, o atendimento 100% digital é um dos principais fatores de insatisfação, já que a maioria dos idosos prefere o atendimento presencial ou via telefone.

É inegável que estamos falando de um dos bancos digitais mais promissores do Brasil, entretanto, a falta de canais de atendimento tradicionais tem causado frustração entre idosos.

3º Lugar: BTG Pactual/Banco Pan

Com 23.984.977 clientes, o conglomerado BTG Pactual/Banco Pan ocupa a terceira posição no ranking de reclamações.

O destaque aqui vem, sobretudo, dos aposentados e pensionistas que usam seus serviços de crédito.

Assim, o problema em questão é a taxa de juros que costuma ser elevada para serviços consignados, junto de dificuldades para renegociar dívidas.

Outro ponto negativo para os idosos é o atendimento, que frequentemente é considerado demorado e ineficaz.

4º Lugar: C6 Bank

Com uma base de 29.844.827 clientes, o C6 Bank também enfrenta altos índices de insatisfação, inclusive entre os idosos.

Embora seja um dos bancos digitais mais inovadores, a dificuldade está na navegação em sua plataforma digital.

Então, você vai encontrar reclamações de problemas com cartões de crédito, cobranças inesperadas e até falhas no aplicativo.

Apesar de oferecer um serviço muito elogiado e até pop entre jovens, para os idosos a interface do C6 Bank pode parecer confusa e difícil de usar.

5º Lugar: Santander

Por fim, o Santander, maior banco da nossa lista, ostenta 68.541.115 clientes, e é o único entre os tradicionais bancos brasileiros.

Mas a questão aqui é menos digital, e voltamos um pouco para a clássica questão nas agências físicas.

Portanto, o atendimento demorado ou impreciso, e as longas filas são pontos críticos de reclamação entre os clientes mais experientes.

Cobranças indevidas pode aparecer entre as reclamações, junto com a burocracia para solucionar questões simples.

É nítido como a digitalização dos serviços bancários pode representar uma barreira para clientes idosos.

No entanto, espera-se que os bancos, principalmente os digitais, busquem facilitar cada vez mais o acesso aos seus serviços.

Isso pode ocorrer através da simplificação de interfaces em aplicativos e sites, um movimento que muitas empresas buscam também naturalmente.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.