Golpe em andamento: aplicativos falsos roubam dados de clientes de banco no Android

Um golpe em andamento tem preocupado pessoas que têm celular com o sistema Android.

Assim, os criminosos miram, sobretudo, os dados bancários do dono do smartphone.

Nos próximos minutos você vai entender como este golpe funciona, suas principais características, e como você pode aumentar sua segurança.

Um hacker com o notebook na mão coloca um Golpe em andamento
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Como funciona este golpe em andamento?

Antes de tudo, os golpistas criam aplicativos que se passam por plataformas oficiais de grandes bancos e instituições financeiras.

Então, há a captação do cliente, que pode chegar por diferentes vias, seja por um link em SMS ou WhatsApp, anúncio de um site pouco confiável, entre outros meios.

Mas com o aplicativo instalado, uma das primeiras exigências serão dados sensíveis como CPF, número da conta, senha e outros códigos de segurança.

No momento em que os criminosos acessam estes dados, elas vão invadir conta bancária da vítima para:

  • Realizar transferências;
  • Fazer pagamentos;
  • Contrair empréstimos ou solicitar cartões de crédito sem o conhecimento do titular.

Além dos aplicativos falsos, atenção a outro método comum: o envio de links maliciosos via SMS ou WhatsApp.

Como apontamos, evitando cair neste ataque, você evita o roubo dos seus dados. As mensagens mais comuns para atrair cliques,  incluem:

induzindo o usuário a clicar e baixar arquivos infectados ou acessar páginas falsas que simulam ser

  • Promessa de empréstimos com juros muito baixos;
  • Ofertas imperdíveis de cartões de crédito.

O que pode acontecer se os dados forem roubados?

Ter seus dados bancários roubados, têm diferentes consequências e um dos problemas mais comuns é o roubo do dinheiro.

Em seguida, contratação de serviços fraudulentos é um tanto quanto comum, principalmente para vítimas que têm boa pontuação de crédito.

Por fim, uma das questões mais problemáticas é a exposição de dados pessoais. Quando criminosos usam seus dados em outros golpes ou vendem na dark web.

Como se proteger desses golpes?

Sem dúvida, uma das melhores maneiras de se proteger desses golpes, é se prevenindo.

Então, reunimos resumidamente, algumas dicas práticas para te ajudar a evitar cair nesse tipo de golpe:

  1. Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais: nunca baixe aplicativos de fontes desconhecidas ou enviadas via links suspeitos;
  2. Ative a autenticação de dois fatores: essa autenticação limita o acesso dos criminosos à conta, mesmo que consigam obter a senha;
  3. Desconfie de ofertas boas demais para serem verdade: Propostas de empréstimos boas demais, fora da realidade, muitas vezes, são iscas para atrair vítimas;
  4. Verifique a URL dos sites: se certifique-se de inserir dados apenas em sites com certificado de segurança, ou seja, com o “https” no início da URL;
  5. Mantenha seu antivírus atualizado: ter uma boa solução de segurança instalada no celular, ajuda a identificar links e aplicativos suspeitos.

Sem dúvida, o aumento da digitalização dos serviços bancários, tem tornado golpes envolvendo aplicativos falsos e outros métodos fraudulentos cada vez mais frequentes.

Por este motivo que manter a atenção aos detalhes da sua vida financeira, podem te ajudar a evitar que você tenha seus dados bancários expostos.

Assim, não se esqueça que a prevenção, é a melhor maneira de evitar transtornos e prejuízos financeiros com tanto golpe em andamento.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.