Telemarketing sofre restrição! Empresas não poderão usar múltiplos números, diz Anatel
Veja agora: Telemarketing sofre restrição! Empresas não poderão usar múltiplos números, diz Anatel!
A Anatel traz uma novidade que pode ser importante para aumentar as camadas de proteção do público, já que os golpes e problemas só vêm aumentando; confira!
Anvisa traz medida para telemarketing
Quem tem celular em 2024 já se irritou com uma série de números de uma empresa te ligando a todo momento, não é mesmo?
E com tantos golpes de celulares atualmente, fica até complicado saber que número realmente é da empresa.
Para proteger o consumidor, a Anatel proibiu o uso de vários números para ligar para o consumidor.
O objetivo é justamente evitar o incômodo de diferentes números, favorecendo o bloqueio e o simples não atendimento quando o cliente identificar o número da operadora ou de qualquer outra empresa.
Além disso, a Anatal promete uma nova triagem para registrar os números das empresas, reforçando a segurança.
Outras medidas da Anatel
A Anatel criou um novo canal de denúncias, permitindo uma melhor identificação da empresa de origem das chamadas.
Além disso, poderá impedir o acesso do usuário identificado ao telefone e informar o acontecimento para a polícia e para outros órgãos competentes.
De acordo com a Anatel, quem não cumprir a medida poderá receber multas até na faixa dos R$ 50 milhões para a empresa.
Anatel ainda tem dificuldades
Ao longo dos últimos tempos, a Anatel tem investido para minimizar as ocorrências de golpes e perdas financeiras dos clientes, criando novas maneiras de segurança.
Porém, a Anatel ainda sofre com as empresas de telemarketing piratas. São marcas que não cumprem nenhuma regra e realmente usam golpistas para aplicar crimes sobre os clientes.
Outros golpistas usam técnicas de spoofing, que usa de programas de computador para ocultar o número de origem da ligação, dificultando a identificação.
Por fim, muitas empresas golpistas também realizam ligações curtas e de poucos segundos, originárias de vários números e regiões diferentes, provocando um verdadeiro spam telefônico.
E o que dizem as empresas?
A Conexis Brasil Digital, sindicato para as operadoras de telefonia do país, comunicou que a entidade segue analisando as novas medidas.
Nesse sentido, a entidade diz que as empresas associadas já estão comprometidas com o combate à fraude, e as notícias indicam que continuarão contribuindo para o melhor serviço de telemarketing.
Ainda em 2022, a Antel instituiu que as ligações de telemarketing devem ser identificadas pelo prefixo 0303, que aparece já no visor do celular.
No entanto, o número 0303 só é válido para empresas que realmente trazem ofertas, mas empresas de cobranças ou pedidos de doações não entram nessa categoria.
Como se proteger?
O consumidor não tem muita escolha sobre os números que recebe a ligação, mas é possível se proteger.
Em primeiro lugar, nunca forneça nenhuma informação importante por telefone, e procure sempre o canal oficial da empresa.
Além disso, quando identificar um número fraudulento, denuncie, bloqueie ou simplesmente não atenda.
O importante é que você não tenha prejuízos com golpes ao informar os seus dados para os criminosos.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.