Dinheiro esquecido? Saiba como agir após o fim do prazo
O governo acaba de anunciar novos prazos para resgatar o dinheiro esquecido. São milhões de brasileiro com saldo perdido em bancos e instituições financeiras.
As pessoas têm até o dia 16 de outubro de 2024 para fazer o saque normalmente, mas quem perder o prazo ainda vai ter uma segunda chance.
Segundo a lei 14.973/24, o dinheiro que continuar nas contas a partir do dia 17 de outubro será confiscado, indo direto para os cofres públicos do governo.
Mas a grande sacada é o prazo extra que o governo anunciou depois desse período. As novas regras garantem um prazo de 6 meses (desde a publicação da medida) para quem ainda tiver valores para sacar depois do dia mencionado.
Entretanto, existem condições para o dinheiro poder ser sacado, incluindo uma ação legal por parte do cidadão!
O que exatamente acontece se eu não sacar meu dinheiro a tempo?
A lei definiu um prazo definitivo de 30 dias, a partir de 16 de setembro de 2024, para as pessoas darem um jeito de recuperar seu suado dinheirinho.
Ou seja, quem ainda tem dinheiro esquecido em algum banco ou instituição financeira tem até o dia 16 de outubro para sacá-lo.
Até essa data, para receber os valores basta acessar o SVR (Sistema de Valores a Receber) e solicitar um resgate, que pode ser feito de diversas maneiras.
Porém, por conta do prazo apertado, houve uma preocupação forte de que muita gente não conseguisse fazer isso a tempo, o que levou o governo a criar um segundo prazo.
Após o fim dos 30 dias, o Ministério da Fazenda vai publicar um edital dando mais 6 meses para quem se atrasou. Entretanto, a contestação do dinheiro nessa etapa só pode ser feita com a contratação de um advogado.
E se eu também perder esse prazo?
Mas se mesmo com esse prazo extra o contribuinte não sacar seus valores esquecidos a coisa ficará bastante complicada.
Afinal, depois do prazo de 6 meses o governo vai incorporar definitivamente todo e qualquer dinheiro esquecido ao Tesouro Nacional.
Segundo dados recentes, o total esquecido ultrapassa os R$8 bilhões, com cerca de R$6,5 bilhões pertencendo a pessoas físicas.
A ideia do governo é usar esse dinheiro para compensar as perdas com a desoneração da folha de pagamento de alguns setores da economia.
Enquanto isso, a oposição briga, afirmando que isso nada mais é do que um “confisco”, o que pode acabar sendo disputado no STF (Supremo Tribunal Federal).
Como saber se tenho dinheiro esquecido?
Se você continua na dúvida, conferir se tem dinheiro esquecido é fácil e leva apenas alguns minutos.
Tudo que você precisa é acessar o site do SVR no endereço https://valoresareceber.bcb.gov.br e fazer login com sua conta gov.br.
Lá você descobre se tem algum valor para receber e já pode fazer a solicitação da transferência via PIX. Mas é bom correr porque os prazos já estão chegando!
Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!