Brasileiros com mais de 60 anos pulam de alegria com nova facilidade para pagar contas
Brasileiros com mais de 60 anos pulam de alegria com as iniciativas do governo para aliviar a situação financeira de idosos.
Entre as possibilidades, se destaca os descontos e isenções em tarifas de eletricidade e água.
Neste artigo, vamos mostrar em detalhes como você também pode usufruir desses benefícios que têm dado suporte a tantas famílias no país.
Quais as isenções para idosos acima de 60 anos?
Os idosos acima de 60 anos podem receber diferentes isenções, muitas das quais proporcionam maior tranquilidade financeira.
Um dos principais exemplos é a isenção do Imposto de Renda para aposentados que recebem até o limite estipulado por lei.
Além disso, os idosos têm desconto em ingressos para eventos culturais, como cinema, teatro, shows, e conseguem se deslocar pelo transporte público gratuito em muitos casos.
A isenção do pagamento de IPTU também é garantida por algumas prefeituras, especialmente para aqueles com baixa renda e que utilizam o imóvel como residência.
Idosos têm preferência no atendimento em bancos, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, facilitando o acesso a serviços essenciais.
Quem tem mais de 60 anos não paga passagem?
Sim, idosos acima de 60 anos têm o direito à gratuidade no transporte público em diversas cidades do Brasil, conforme previsto no Estatuto do Idoso.
Aliás, a regra abrange ônibus municipais, trens e metrôs, o que varia um pouco de acordo com cada região.
Para garantir a gratuidade, no entanto, o idoso precisa apresentar um documento de identificação com foto, como RG ou carteira de habilitação.
De todo modo, é necessário verificar se o município oferece esse benefício a partir dos 60 ou dos 65 anos, pois a idade mínima pode variar de acordo com a legislação local.
Nas grandes capitais, é comum que a gratuidade comece aos 60 anos, enquanto em cidades menores esse limite pode ser ajustado.
Como viajar de graça com mais de 60 anos?
Brasileiros com mais de 60 anos também podem viajar de graça em ônibus interestaduais, você já sabia disso?
As empresas de transporte rodoviário devem reservar duas vagas gratuitas para idosos em viagens interestaduais.
É fundamental entrar no site ou ir ao guichê o mais breve possível, pois, a quantidade de vagas é limitada.
Mas se essas vagas já estiverem preenchidas, o idoso tem direito a um desconto de ao menos 50% no valor da passagem.
Lembre-se de retirar o bilhete de passagem com antecedência, apresentando documentos que comprovem a idade e a renda.
Como tirar a carteira do idoso com 60 anos?
A Carteira do Idoso é um documento que garante a gratuidade no transporte público e facilita o acesso a outros benefícios previstos no Estatuto do Idoso.
Um dos pontos mais interessantes é que hoje em dia é possível emitir este documento na versão digital, sem sair de casa.
E você pode conferir um passo a passo completo que fizemos neste artigo muito simples e prático!
Com tantos benefícios e isenções, brasileiros com mais de 60 anos realmente têm motivos para comemorar, garantindo mais conforto e acessibilidade no dia a dia!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.