Consignado do FGTS PASSA POR MUDANÇAS importantes; Saiba o que está por vir
Consignado do FGTS PASSA POR MUDANÇAS importantes; Saiba o que está por vir.
O governo vem propondo mudanças importantes na concessão do FGTS, o que pode impactar decisivamente na vida dos brasileiros.
Portanto, veja agora as novas informações sobre os consignados do FGTS para te ajudar nas finanças!
Lula fala sobre mudanças no FGTS
Recentemente, o presidente Lula citou, em entrevista à Rádio CBN, no Ceará, as mudanças no FGTS que o governo quer fazer nos próximos meses.
De acordo com o presidente, o governo tem uma série de projetos para encerrar o saque-aniversário e incentivar o crédito consignado com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.
Nas palavras do presidente, o projeto vai avançar, mas deve chegar ao Congresso Nacional apenas em 2025.
Em primeiro lugar, o país passa pelas Eleições Municipais. Além disso, a presidência cita que não há a necessidade de correr com o projeto.
O fim do saque-aniversário do FGTS
O FGTS vem se preocupando com o saque-aniversário, responsável por reduzir o montante da poupança do Fundo de Garantia.
Segundo o próprio presidente Lula, os saques anuais vêm causando problemas nas contas, mas há a dificuldade de eliminar o saque-aniversário.
Nesse sentido, o governo indica que há a vontade de criar o projeto, mas será preciso conciliar com as necessidades do público brasileiro, o que afetaria milhões de trabalhadores.
Então, um dos caminhos é justamente incentivar o acesso ao crédito consignado, evitando a perda grande de renda.
Governo quer incentivar o empréstimo consignado com o FGTS
As projeções do governo estão em incentivar a oferta de empréstimos consignados, ao mesmo tempo em que preserva os fundos do FGTS.
Nesse sentido, ao invés de fazer o saque-aniversário todos os anos, o trabalhador poderia usar o FGTS como garantia para empréstimos consignados, auxiliando os trabalhadores que precisam dos recursos.
Ao mesmo tempo, manteria os fundos intactos, servindo ao propósito máximo do fundo, que é auxiliar o povo em momentos de dificuldade como perda de emprego e compra de imóveis com a Caixa.
O que esperar dos novos projetos de Lei?
Segundo o próprio presidente Lula, o projeto precisa realizar uma elaboração cuidadosa do projeto de Lei, principalmente para não causar grandes impactos no mercado brasileiro.
Nesse sentido, por mais que haja a vontade de encerrar a possibilidade do saque-aniversário, é preciso também criar alternativas de crédito para auxiliar o público.
Então, como indica a presidência, o objetivo é criar um projeto que vise conciliar os dois lados, tanto a preservação do dinheiro do FGTS quanto a disposição de recursos para auxiliar o dia a dia dos trabalhadores.
Por fim, a medida já vem gerando críticas, principalmente por priorizar o mercado de empréstimos consignados, produtos da iniciativa privada, em contraste com um benefício social como o FGTS.
De toda maneira, ainda haverá um longo caminho para a aprovação das medidas, e o trabalhador brasileiro ainda pode fazer o saque-aniversário em 2024.
Isso significa que as mudanças só poderão entrar em vigor a partir de 2025.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.