Decisão sobre retorno do horário de verão saiu hoje; veja o que mudou

Decisão sobre retorno do horário de verão saiu hoje; veja o que mudou.

Decisão sobre retorno do horário de verão saiu hoje; veja o que mudou
Foto: Agência Brasil

O público estava aguardando ansiosamente a decisão do governo federal sobre o horário de verão.

E essa decisão SAIU nesta quarta-feira, dia 16 de outubro de 2024, veja a definição!

Governo publica decisão sobre o horário de verão

O governo brasileiro anunciou que o horário de verão não volta em 2024, contrariando as expectativas que foram geradas sobre o retorno.

Anteriormente, o Comitê havia recomendado o retorno do horário de verão, mas o presidente Lula e o governo decidiram por não retomá-lo.

Portanto, em 2024, não teremos o horário de verão no Brasil,

Veja a publicação do Ministério

Ao longo dos últimos dias, vem se discutindo a questão energética no Brasilsobretudo após a falta de energia na Grande SP e as secas ao redor do país.

No entanto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou a volta do horário de verão para economizar energia.

De acordo com Silveira, não há a necessidade de decretar o horário de verão, e o país conta com a segurança energética assegurada, já com um início de restabelecimento na condição hídrica.

Ainda segundo o Ministério de Minas e Energia, o país tem segurança suficiente para passar pelo verão 2024/25, deixando a análise para os anos seguintes para o futuro.

Quais os motivos pela escolha de não voltar o horário de verão?

Em primeiro lugar, como trouxe o próprio ministro, a escolha é justamente por não haver o risco iminente de falta de abastecimento de energia.

Por mais que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico tenha recomendado ainda em setembro, a pequena retomada do abastecimento motivou a não trazer de novo o horário de verão. 

Além disso, a volta do horário de verão poderia impactar setores da economia brasileira para a adequação aos horários, e estaria muito em cima.

Isso porque, geralmente, o horário de verão começa em outubro ou em novembro, e uma decisão agora ficaria muito em cima para o cenário nacional, pelo menos é que trazem as notícias do governo federal.

Por que o horário de verão foi interrompido?

O horário de verão vigorou no Brasil desde a década de 1980, proporcionando economia de energia no país.

No entanto, ao longo dos últimos anos, foi analisado que a medida não era das mais eficientes, até ser interrompido pelo governo em 2019.

O principal motivo para retomar o horário de verão não seria nem a economia, mas também a produção de energia solar. 

O horário de verão volta em 2025?

O governo deixou claro que poderá analisar novamente a questão do horário de verão em 2025, justamente após o verão.

Isso daria mais tempo para a decisão, principalmente para não impactar tanto a economia nacional em setores importantes como a aviação doméstica.

Portanto, deverão haver novas análises para trazer de volta ou não o horário de verão em 2025, sendo um tema que geralmente traz muitas discussões para o Brasil.

A decisão final é que, em 2024, não teremos que adiantar o relógio!

 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.