Novo Programa Acredita aumenta valor do Bolsa Família; veja se você tem direito
Novo Programa Acredita aumenta valor do Bolsa Família; veja se você tem direito!
Você sabia que os beneficiários do Bolsa Família contam com uma nova linha de crédito?
Trata-se do Programa Acredita, e você pode ver agora em detalhes como funciona!
O que é o Programa Acredita?
O Acredita é um programa do governo federal destinado a oferecer linhas de crédito para os beneficiários do Bolsa Família.
E o foco do programa se destina em oferecer empréstimos com condições aprazíveis para os cidadãos, com juros abaixo do mercado e ausência de necessidade de avaliação mais profunda.
Dessa maneira, é uma boa saída para ajeitar as finanças com facilidades, juros mais baixos e condições especiais para os beneficiários do Bolsa Família.
Além disso, o Acredita tem o objetivo de tirar do papel o sonho do empreendimento ou recuperar as finanças dos seus negócios, ajudando a melhorar a renda e buscar novas oportunidades.
Já é possível pedir o Acredita?
O Acredita já foi anunciado e sancionado pela lei, mas ainda não entrou em funcionamento.
Na verdade, o governo ainda prepara as recomendações para efetivamente liberar o dinheiro, por mais que seja certeza que o programa vai sair, uma hora ou outra.
Há uma série de bancos envolvidos na promoção do Acredita, como o Banco da Amazônia, mas que ainda aguardam a definição de regras para disponibilizarem o dinheiro.
Segundo os próprios bancos, as instituições já estão preparadas para o serviço, mas ainda precisam das delimitações do governo federal.
Quando o Acredita vai estar disponível?
Recentemente, o presidente Lula comentou sobre o Acredita, sobretudo em relação à necessidade de valorizar os pequenos empreendedores, com prioridade para as MEIs.
Nas palavras do presidente, o Acredita será um dos maiores programas de crédito já feitos na história do país, alcançando as camadas mais vulneráveis da população.
No entanto, ainda não há previsões sobre o início do programa. Há especialistas que acreditam ainda ser possível conseguir a liberação em 2024, ou já no começo de 2025.
O Ministério do Desenvolvimento Social é responsável por finalizar a regulamentação e dar o aval completo para os bancos.
As projeções indicam algo na faixa dos R$ 7,5 bilhões para o programa até 2026, visando ultrapassar o milhão de famílias auxiliadas pela nova iniciativa federal.
Quem poderá pedir o Acredita?
Segundo a projeção do governo, o foco é nos micro e pequenos empreendedores que já são beneficiários do Bolsa Família ou que pelo menos estão inscridos no Cadúnico, sistema que concentra os benefícios sociais.
O governo também não deu mais detalhes sobre os critérios de seleção, mas deve se direcionar para as finanças empresariais, e não exatamente para o crédito pessoal, o que deve ficar a cargo de outros programas.
Além disso, ainda não é possível precisar as faixas de empréstimos e as condições de juros, mas pode seguir o que é feito com o Minha Casa Minha Vida, por exemplo, que delimita faixas de valores.
Ao longo dos próximos meses, o governo soltará mais informações sobre o processo.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.