Campanha FEMINICÍDIO ZERO reúne milhares no Mineirão; participe
Na última sexta-feira (18), o estádio do Mineirão recebeu a campanha Feminicídio Zero!
Esta é uma iniciativa do governo, e a escolha por estádios de futebol é estratégica, afinal, os times de futebol alcançam grande parte da população no Brasil.
Dessa forma, a Coordenadora da campanha pelo Ministério das Mulheres, Lucimara Cardozo, destacou a importância de aparecer em espaços como este.
Isso porque, além de alcançar uma boa parcela da população brasileira, se trata de um ambiente com maior concentração de homens.
Este, de certo modo, é o público-alvo das campanhas de conscientização contra o feminicídio.
Além disso, o CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos aproveitou o momento para reforçar a importância social que o futebol exerce no país, aderindo a causas como esta:
“A humanidade tem que conseguir encerrar [violações de direitos contra mulheres] e evoluir”.
Lucimara Cardozo também aponta que em dia de jogos há um aumento de 23% nos Boletins de Ocorrência registrando violência contra mulher.
O Cruzeiro é um dos 10 grupos que até o momento aderiram à campanha. Em suas redes sociais, o time destacou:
“Com isso, o time se compromete a realizar ações de educação, conscientização e prevenção contra a violência e a discriminação de gênero”.
Conheça a campanha Feminicídio Zero!
O lançamento da campanha Feminicídio Zero ocorreu no dia 07 de agosto, na data em que se completava 18 anos da Lei Maria da Penha.
O mês inclusive, se tornou importantíssimo para a conscientização do fim à violência contra a mulher, o Agosto Lilás.
Mesmo que se fale cada vez mais sobre este assunto, é fundamental incentivar às pessoas a quebrarem estigmas como “em briga de mulher ninguém mete a colher”.
Trata-se de um incentivo à denúncia aos casos de agressões, abusos, e que muitas vezes se encerram em feminicídio.
Por que é importante falar sobre feminicídio?
Conforme dados, que a página da campanha Feminicídio Zero destaca, existem alguns pontos preocupantes e que tornam este assunto de extrema relevância nacional:
- A cada 6 horas uma mulher é vítima de feminicídio, com 63% dessa parcela, sendo de mulheres negras;
- A cada 6 minutos uma menina ou mulher é vítima de violência sexual;
- 3 em 10 mulheres já foram vítimas de violência doméstica;
- A cada 24 horas ocorre a denúncia de 113 casos de importunação sexual.
Com números como este, o Brasil ocupa a 5º posição mundial que comete mais fatalidades contra mulher.
Como é possível ajudar?
Um dos principais canais é o telefone 180, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por esta via é possível realizar denúncias, assim como obter informações ou orientações sobre diferentes casos.
Além disso, o governo disponibiliza um painel do ligue 180.
Nesta página você encontra um painel que reúne diferentes locais em todo o Brasil que prestam um serviço de suporte à mulher.
Isso inclui delegacias especializadas entre outros serviços. Através de diferentes filtros, você consegue encontrar número de telefone, endereço e mais detalhes desses serviços mais próximos.
Você também ajuda ao compartilhar esta notícia e espalhando a informação sobre essa campanha tão importante para a conscientização da nossa população.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.