ATENÇÃO: Saiba como PAGAR valores pendentes do IR ao retificar sua declaração

ATENÇÃO: Saiba como PAGAR valores pendentes do IR ao retificar sua declaração!

ATENÇÃO: Saiba como PAGAR valores pendentes do IR ao retificar sua declaração!
Foto: Edição BT

Errou alguma coisa na hora de fazer sua Declaração do Imposto de Renda lá no começo do ano? Isso pode acontecer e gerar problemas com a malha fina.

No entanto, há boas soluções para pagar o imposto e ficar mais tranquilo; confira agora!

Como retificar a Declaração do Imposto de Renda?

A Receita Federal permite que os contribuintes corrijam erros na Declaração do Imposto de Renda, com o serviço chamado de Declaração Retificadora.

E como diz o próprio nome, tem o objetivo de retificar as informações enviadas, corrigindo provavéis erros e mandando 100% dos dados corretos para a Receita. 

Como fazer a Declaração Retificadora?

Se você entende que preencheu com erros a Declaração lá em maio, pode entrar no sistema do e-CAC e realizar a Declaração Retificadora.

O processo funciona parecido com a primeira declaração, em que você precisa preencher novas informações. 

Após finalizar a Declaração, você envia o documento para a Receita Federal, tratando-se então da versão mais recente da Declaração do Imposto de Renda.

Qual o processo para pagar o imposto?

Isso vai variar com as escolhas de pagamento da primeira declaração. Se você pagou à vista, após enviar a Retificadora, acesse o site do e-CAC para gerar a Darf de pagamento.

Nesse sentido, haverá uma diferença de valores com a Darf inicial, e são esses valores que você irá pagar.

No entanto, quem parcelou o imposto, já poderá imprimir as próximas parcelas com o valor atualizado no documento do arrecadação. 

Por sua vez, quem pagou em débito automático, precisa também entrar no e-CAC e gerar a Darf já com as diferenças impressas, com atualização automática do sistema.

Como regularizar a situação com a Receita?

Em primeiro lugar, você pode acessar o portal do e-CAC e fazer o login pelo gov.br, com seu usuário e senha do sistema.

Após entrar, você pode buscar o menu “Certidões e Situação Fiscal” e, na sequência, selecionar “Consultar Pendências-Situação Fiscal”.

Ali você verá se há alguma pendência ou investigação sobre a sua situação.

Para ver as novas Darfs, você pode selecionar “Diagnóstico Fiscal” e “Na Receita-Federal” para abrir a conta-corrente e ver os valores atualizados. 

A Retificadora cancela a declaração anterior?

Sim, a partir do momento em que o cidadão envia a Declaração Retificada, cancela a primeira declaração. 

Nesse sentido, a Receita levará em conta somente a última declaração para as suas análises, sem considerar mais a primeira declaração. 

No geral, o contribuinte tem até 5 anos para enviar a Declaração Retificada.

Caí na malha fina, e agora?

De acordo com as notícias e informações, a Receita Federal tem até cinco anos para analisar as declarações e identificar problemas.

Segundo a própria entidade, cair na malha fina não é exatamente cometer um crime ou sonegar, visto que a Receita pode ter identificado problemas e aberto a chance de investigar.

De toda maneira, mesmo após enviar a sua declaração, é fundamental seguir acompanhando o sistema da Receita para verificar se não houveram problemas com os seus dados.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.