IDOSOS de 60+ anos: Doenças que podem SUSPENDER a renovação da CNH; confira a LISTA
Chegar aos 60 anos é um marco e tanto, e para muitos, a liberdade de dirigir é essencial para manter a independência e o estilo de vida ativo.
No entanto, o DETRAN está sempre procurando garantir a segurança de todos nas estradas e suas regras mais recentes podem barrar a renovação da CNH para idosos.
Em especial, as novas regras afetam aqueles que exercem atividade remunerada, como taxistas, caminhoneiros e motoristas de aplicativos.
O objetivo da mudança é simples: proteger tanto os condutores quanto os demais usuários das vias, prevenindo acidentes e promovendo um trânsito mais seguro para todos!
Com o passar dos anos, é natural que o corpo passe por algumas transformações, incluindo algumas condições de saúde que exigem atenção especial.
E no caso dos idosos que ainda estão ativos no trânsito como condutores de veículos, essas doenças podem representar um perigo a mais, tanto para eles quanto para os outros motoristas e pedestres.
Segundo as autoridades, a melhor forma de lidar com esse perigo é impedir de vez a renovação da CNH para idosos.
Novas regras para a renovação da CNH de pessoas com mais de 60 anos
Em particular, as novas regras de renovação agora exigem uma avaliação médica mais rigorosa para condutores EAR — que exercem atividade remunerada.
Agora, além dos exames oftalmológico e psicológico, eles também podem ser obrigados a fazer exames específicos para testar coisas como sua coordenação motora.
Outra regra importante diz respeito a validade do documento, que agora, dependendo da avaliação dos médicos responsáveis, pode ser bem menor.
Por último, pessoas com determinadas doenças não poderão mais renovar sua habilitação, independente da sua situação — se trabalha ou não como motorista.
Problemas de saúde que podem impedir a renovação da CNH para idosos
No geral, qualquer problema de saúde grave que possa atrapalhar durante a condução entra na lista, mas alguns deles se destacam.
Começando pelos problemas de visão, que comprometem a capacidade de enxergar as vias, os outros veículos e os pedestres, colocando em risco a segurança de todos.
Logo depois vêm as condições neurológicas que afetam a capacidade de tomar decisões rápidas, controlar os movimentos e reagir a situações inesperadas no trânsito.
Por último, doenças cardíacas e condições psiquiátricas também necessitam de atenção especial.
Lista de doenças
Entre as doenças que podem impedir a renovação da CNH para idosos com mais de 60, estão:
- Alzheimer;
- Parkinson;
- Epilepsia;
- Insuficiência cardíaca;
- Arritmias graves;
- Infarto recente;
- Glaucoma avançado;
- Catarata não tratada;
- Perda significativa da visão;
- Esquizofrenia;
- Transtorno bipolar;
- Depressão severa.
Como funciona a avaliação médica?
Independente da doença, a pessoa deve buscar tratamento e acompanhamento profissional para garantir seu bem-estar físico e mental.
Durante a avaliação médica, motoristas com mais de 60 terão que apresentar laudos médicos que comprovem o tratamento e o controle de doenças pré-existentes.
Encarar a avaliação médica com tranquilidade e responsabilidade é o primeiro passo para continuar desfrutando da liberdade de dirigir com segurança e bem-estar!
Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!