CNH exclusiva para automáticos? Mudança pode revolucionar habilitação no país

CNH exclusiva para automáticos? Mudança pode revolucionar habilitação no país.

CNH exclusiva para automáticos? Mudança pode revolucionar habilitação no país.
Foto: Edição BT

Você já pensou em uma CNH diferente para carros automáticos? Ao longo dos últimos anos, esse modelo de carro cresceu bastante no Brasil.

Mas será que há mesmo a necessidade dessa mudança? Veja mais detalhes AGORA! 

Formação de autoescola acontece com carros manuais

Quem está fazendo ou já fez curso de formação na autoescola perecebeu que as aulas práticas são ministradas em carros manuais.

No entanto, cada vez mais, cresce a oferta de carros automáticos, ou seja, que “passam a marcha sozinhos”.

Dessa maneira, independentemente se vai dirigir um carro automático ou manual, todos os condutores são formados com carros manuais.

Como poderia ser uma CNH para carros automáticos?

Com esse problema, muitos especialistas discutem a criação de uma CNH específica para os motoristas de carros automáticos, tanto na formação quanto na própria carteira.

Nesse sentido, os condutores fariam as aulas em carros automáticos e contariam com uma área da CNH para informar que o carro é automático.

Recentemente, com a nova Carteira de Habilitação, há novas subcategorias como AE, BE e por aí vai, mas elas não representam os carros automáticos. 

Dessa maneira, o foco principal da CNH não é nem na descrição do documento, mas sim na formação do condutor. 

Quais as vantagens da CNH automática?

Segundo os especialistas, uma formação com carros automáticos funcionaria justamente para ensinar os motoristas nesse tipo de carro, facilitando para quem já sai da autoescola e vai dirigir os automáticos.

Além disso, a condução em carros automáticos é bem mais fácil, ajudando também no processo de aprendizagem, geralmente mais rápido. 

E quais os desafios?

O principal desafio é básico: o aprendizado. A condução com o carro manual é mais difícil, logo, quem se forma dessa maneira, estaria maior capacitado para a condução.

Além disso, há o entendimento de que é mais fácil para os habilitados em carros manuais conduzirem o automático do que para os formadores do automático conduzirem o manual.

Seria complicado para o habilitado em carros automáticos ter que dirigir um carro manual, principalmente em situação de emergência.

Outro problema seria o alto preço, visto que as autoescolas deveriam ter que modificar ou comprar novos carros, além de treinar seus instrutores. 

Qual seria uma possível solução?

Uma alternativa poderia ser oferecer as aulas em carros automáticos como parte do curso, até mesmo com um valor a mais.

Na verdade, os condutores já habilitados podem fazer aulas em carros automáticos, sem necessidade para a legislação, mas sim para aprender a condução. 

Vai ter CNH só para automáticos?

De acordo com as notícias atualizadas e com as principais projeções, é bem improvável que haja uma CNH apenas para os condutores de carros automáticos.

No entanto, o Código de Trânsito Brasileiro está sempre em mudança, procurando adequar-se às necessidades do público brasileiro, e a venda maior de carros automáticos pode motivar essas transformações.

Dessa maneira, vale sempre acompanhar as novidades, mas ainda não há nenhum tipo de projeção para contar com um CNH apenas para carros automáticos.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.