Restituição do Imposto de Renda disponível; confira seu CPF AGORA
Com a restituição do Imposto de Renda disponível, milhares de contribuintes no Brasil dos “lotes residuais” podem receber seu pagamento a partir do dia 31.
Estes lotes, no entanto, atendem contribuintes que caíram na malha fina, resolveram as pendências, e agora podem receber seu devidos valores.
Quer saber mais? Abaixo, você confere os detalhes sobre o que são os lotes residuais e como verificar se você tem direito a eles.
O que significa Lote Residual da restituição do Imposto de Renda?
Os lotes residuais da restituição do Imposto de Renda são os pagamentos feitos aos contribuintes que tiveram sua declaração inicialmente retida pela Receita Federal.
Isso pode acontecer, contudo, por conta de inconsistências, como dados incorretos ou falta de documentos comprobatórios.
Mas depois de uma análise ─ dos casos em que o contribuinte regulariza as pendências ─, é possível que a Receita inclua o seu CPF nos lotes residuais.
Assim, o governo garante que todos os contribuintes com direito à restituição, mesmo aqueles que passaram pela malha fina, recebam seus valores quando disponíveis.
Quem tem direito ao Lote Residual?
A restituição nos lotes residuais é para quem caiu na malha fina, mas conseguiu regularizar sua situação com a Receita Federal.
Entre os contribuintes com direito à inclusão nos lotes residuais estão, neste momento 264.602 CPFs receberão a restituição.
Dessa forma, o pagamento se distribui em diferentes grupos seguindo a ordem de prioridade abaixo:
- 6.416 ─ idosos com mais de 80 anos;
- 46.689 ─ idosos que têm entre 60 e 79 anos;
- 5.219 ─ pessoas com deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- 14.661 ─ profissionais cujo o magistério é a principal fonte de renda;
- 126.820 ─ contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber via Pix;
- 53.433 ─ CPFs sem prioridade;
- 11.360 ─ contribuintes com prioridade por conta do estado de calamidade no Rio Grande do Sul.
Quando será pago o Lote Residual do IR 2024?
A partir de 31 de outubro de 2024, a Receita Federal disponibiliza o próximo lote residual de restituição. O calendário do pagamento, entretanto, segue estas datas:
- 1º Lote Residual ─ 31 de outubro de 2024;
- 2º Lote Residual ─ 29 de novembro de 2024;
- 3º Lote Residual ─ 31 de dezembro de 2024;
- 4º Lote Residual ─ 31 de janeiro de 2025;
- 5º Lote Residual: 28 de fevereiro de 2025.
Desse modo, se você resolveu suas pendências com a Receita, pode receber sua restituição até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Como saber se estou no Lote Residual?
Em alguns passos simples e sem sair de casa, o contribuinte pode conferir se ele terá ou não o direito ao pagamento da restituição.
Primeiramente, é necessário acessar o site da Receita Federal. Então, entre em “Meu Imposto de Renda” e selecione “Consultar a restituição“.
Nesse momento, aliás, é importante estar com documentos em mãos, como o CPF.
Quantos lotes residuais existem?
Ao todo serão cinco lotes, com pagamentos que iniciam no dia 31 de outubro de 2024, e vão até 28 de fevereiro de 2025.
Importante destacar que as consultas podem ser feitas desde o dia 28 de outubro, facilitando a vida de quem tem dúvidas se tem direito ou não de receber a restituição.
Para acompanhar mais informações como esta, não deixe de conferir as atualizações diárias que trazemos aqui no Brasileiro Trabalhador!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.