Nubank emite comunicado URGENTE a todos os brasileiros; saiba do que se trata
Nubank emite comunicado URGENTE para clientes acerca de aplicação de um novo golpe.
Com o crescimento dos golpes digitais, sem dúvida, é cada vez mais importante se proteger.
Para descobrir como os criminosos estão agindo agora e o que você pode fazer para não cair em golpes, venha com a gente e vamos te ajudar!
Nubank emite comunicado URGENTE: não deixe de ver!
Recentemente a preocupação do Nubank em relação aos seus clientes, recaiu sobre uma nova prática criminosa. Trata-se do golpe do número novo.
Esta é uma variável da maneira mais comum dos golpistas de atacar, que é hackeando a conta do WhatsApp de sua vítima.
Como funciona o golpe do “número novo”?
Entender como um golpe funciona, pode ser a melhor maneira de se prevenir dele.
Antes de tudo, o golpista acessa as informações das potenciais vítimas. Isso inclui, raspar dados de redes sociais ou outras fontes públicas na internet.
Em alguns casos, o criminoso pode ter comprado os números em um pacote de dados vazados na dark web, enfim.
O próximo passo é fazer contato com a vítima, nesse momento, o golpista se apresenta como alguém próximo ─ amigo ou familiar,
Assim, é possível que enviem mensagens como “Oi, perdi meu celular, mas esse é meu número novo. Você pode me ajudar? Aconteceu [problema] e preciso de X valor em PIX…”
Então, após conseguirem uma transferência, os golpistas bloqueiam a vítima e somem.
Cuidados e recomendações para não cair em golpes
Para evitar não apenas este, mas também outras espécies de golpes digitais, você pode adotar algumas práticas simples:
- Desconfie de mensagens suspeitas: hoje, há uma grande ênfase na questão de que bancos nunca pedem informações confidenciais. Se receber uma solicitação assim, provavelmente é fraude;
- Não clique em links desconhecidos: seja pela promessa de prêmios, ofertas exclusivas ou atualizações de cadastro… Antes de clicar, verifique diretamente com o banco;
- Confirme com a Fonte Oficial: Se receber uma mensagem com tom de urgência, entre em contato com o banco através dos canais oficiais para verificar a veracidade da comunicação.
- Atenção ao número de origem: embora se passem por instituições, os golpistas geralmente usam números pessoais e não verificados. Bancos, por outro lado, usam números oficiais;
- Habilite a Verificação em Duas Etapas: usar esse recurso nas configurações da sua conta bancária, ajuda a proteger sua conta, dificultando o acesso de terceiros.
Estas prática são complementares, ou seja, quanto mais você utilizá-las, maior proteção terá de golpes e investidas de criminosos.
Vale mencionar que essas práticas vão para além do WhatsApp, pois, os criminosos também, utilizam outros canais para a comunicação.
Desse modo, não é incomum que e-mails ou ligações telefônicas, sejam meios pelos quais os golpistas tentam contato com as vítimas.
Mas com atenção, desconfiança de mensagens suspeitas, e maior cuidado ao lidar com links e seus dados pessoas/sensíveis, as suas chances de cair em um golpe, são ínfimas.
Para aumentar ainda mais a sua segurança, você pode acompanhar outras dicas e notícias que trazemos aqui no Brasileiro Trabalhador, para te ajudar!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.