INSS libera SAQUE EXTRA para aposentados e pensionistas; veja como acessar

INSS libera SAQUE EXTRA para aposentados e pensionistas; veja como acessar.

INSS libera SAQUE EXTRA para aposentados e pensionistas; veja como acessar
Foto: Edição BT

Você é aposentado e pensionista do INSS e precisa de um dinheiro extra para complementar as contas do ano?

Veja agora como conseguir o saque extra para a sua vida; confira agora mesmo!

Veja o saque extra do INSS para aposentados e pensionistas!

Você sabia que pode ter um dinheiro em ação judicial do INSS?

As Requisições de Pequeno Valor, ou simplesmente RPVs, são pagamentos definidos pela Justiça como uma espécie de indenização.

E isso acontece quando, em algum momento, o INSS fez cálculos errados e destinou valores abaixo do esperado para os aposentados e pensionistas.

Nesse sentido, se a Justiça dá ganho de causa, os contribuintes recebem valores relativos a aposentadorias, pensões, auxílios e outros benefícios da Previdência.

Quais os valores da RPV?

O valor da RPV vai depender de cada caso. No entanto, para enquadrar-se nessa categoria, não se pode exceder os 60 salários mínimos, o equivalente a pouco mais de 84 mil reais.

Nesse sentido, todos os valores abaixo disso podem ser liberados pelos Tribunais Regionais Federais, sem precisar passar pelo Tesouro Nacional.

Quem pode receber o dinheiro?

Para ter acesso ao dinheiro da RPV, é preciso que o contribuinte do INSS tenha entrado com ação na justiça contra o Instituto. 

Além disso, é preciso que a ação de pequeno valor tenha sigo ganha pelo contribuinte, com o processo completamente encerrado e sem a chance de recursos, em uma decisão definitiva.

Por sua vez, para o atual pagamento, a ação deve ter sido vencida até setembro deste ano, critério para assegurar a ordem dos pagamentos. 

Como receber os valores da RPV?

Por conta do valor, os pagamentos das RPVs são feitos diretamente pelos Tribunais Regionais Federais, responsáveis por julgar os casos ao redor do país.

Já o pagamento é realizado na mesma conta bancária informada no momento de iniciar a ação, com o prazo a decorrer nas próximas semanas. 

Pode acontecer de o Tribunal abrir uma conta na Caixa ou no Banco do Brasil para as pessoas que não indicaram conta bancária. 

Caso não seja depositado o dinheiro na conta, você pode entrar em contato com o TRF para verificar o qu houve em cada situação. 

Qual o calendário de pagamento?

O calendário de pagamento das ações das RPVs estão informados pelo INSS em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF).

Nesse sentido, a data vai depender de quando o processo foi julgado, levando em conta o tempo necessário para a transferência ao Tribunal designado. 

De toda maneira, vale a pena que o contribuinte do INSS faça o acompanhamento de perto da ação, afinal, é um dinheiro bem-vindo para complementar a renda.

Como entrar na Justiça contra o INSS?

Há diversas maneiras para entrar na Justiça contra o INSS, inclusive com os tribunais de pequenas causas. 

No entanto, o mais indicado é procurar um advogado da área para contar com a ajuda especializada para encaminhar bem o processo.

O primeiro passo será encaminhar os documentos de maneira completa para ter mais segurança e possibilidade de ganho durante o processo.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.