13º salário via PIX: Saiba como garantir R$ 1.412 na sua conta neste mês
13º salário via PIX: Saiba como garantir R$ 1.412 na sua conta neste mês.
O final do ano está chegando, e é fundamental contar com uma ajuda extra para acertar as contas no mês de dezembro.
Por isso, veja todos os detalhes que você precisa saber sobre o 13º salário!
Vêm as parcelas do 13º salário!
O 13º salário é um dos principais benefícios do INSS, pago diretamente para todos os trabalhadores devidamente registrados em CLT.
Nesse sentido, tem como um dos grandes objetivos trazer uma renda extra para auxiliar o público no final do ano.
Isso também funciona bem para aquecer a economia, visto que trata-se de um período do ano em que as pessoas geralmente investem alto nas festas e em compras.
Quem recebe o 13º salário?
O décimo-terceiro salário é para para todos os trabalhadores brasileiros devidamente registrado em CLT, ou seja, enquadrados de maneiras formais.
E isso engloba também os servidores públicos, sendo fundamental para enfrentar despesas extras e investir ao longo do final do ano.
Quais as datas do 13º salário?
O décimo-terceiro é pago em duas parcelas, com a primeira tendo mais meses ao longo do ano, podendo começar a ser depositada ainda no primeiro semestre.
No entanto, a data final para o pagamento do 13º salário é no dia 30 de novembro de 2024.
Por sua vez, o pagamento da segunda parcela acontece até o dia 20 de dezembro de 2024, justamente para chegar antes das festas comemorativas do fim de ano.
Qual o valor do 13º salário?
O valor do 13º depende dos outros salários, naturalmente. E isso leva em consideração o salário médio do trabalhador ao longo do ano.
A partir disso, o valor total é dividido em duas partes iguais, normalmente 50% a 50% para os trabalhadores brasileiros.
O objetivo do parcelamento, além de auxiliar o empregador a reduzir o impacto, traz maior flexibilidade para os próprios trabalhadores.
Por sua vez, muitos trabalhadores já comprometem a renda do 13º salário, com o adiantamento do benefício para aliviar o peso das finanças no final do ano.
Há empresas inclusive que oferecem o adiantamento do dinheiro como empréstimo, mas é preciso verificar as condições.
E se não receber o 13º salário?
Quem não trabalha diretamente com CLT não tem direito em lei de receber o Pix com o 13º salário.
Na verdade, a relação empregador-trabalhador pode permitir como benefício extra, mas não é obrigatório por lei como nos trabalhadores em CLT.
Em todo caso, se o trabalhador for devidamente registrado em CLT, terá que receber o 13º salário.
Se o empregador não depositar o pagamento do 13º salário, o trabalhador pode entrar na Justiça, visto que trata-se de um direito garantido por lei.
Como usar o 13º salário?
O Pix do 13º salário pode ajudar de diferentes maneiras, principalmente para pagar contas em atraso.
Por sua vez, quem está com as contas mais aliviadas pode usar o dinheiro para investimentos, garantindo outras oportunidades, bem como para fazer compras importantes para o final do ano.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.