Banco Central libera PIX por aproximação para brasileiros; veja como usar
Banco Central libera PIX por aproximação para brasileiros; veja como usar!
O Pix já tem 4 anos de atuação no Brasil, tornando-se o principal método de pagamento no Brasil, facilitando a vida no dia a dia.
E a partir de novembro, os brasileiros terão uma novidade: o pagamento Pix por aproximação.
Veja agora mesmo como utilizar!
Veja o anúncio sobre o Pix!
No dia 29 de outubro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou o início dos pagamentos por Pix por aproximação!
Nesse sentido, o cidadão conseguirá pagar a conta aproximando o celular na maquininha do cartão, a exemplo do que se faz com os cartões de crédito.
Inclusive, Campos Neto falou sobre a comparação, confira:
“Agora, nesta semana, vamos ter um evento com o Google para lançar o pagamento por aproximação do PIX. Da mesma forma que você tem hoje no Google Wallet, onde encosta o cartão de crédito e paga, você vai poder fazer isso com o PIX a partir da próxima semana”, disse o presidente.
Como funciona o pagamento por aproximação do Pix?
Atualmente, você pode pagar via Pix por duas maneiras principais. A primeira é fazer o envio para uma chave Pix, que geralmente pode ser CPF, número de telefone ou chave aleatória.
Além disso, você pode escanear um QR Code usando a câmera do smartphone para pagar de maneira mais rápida.
E o Pix por aproximação funciona de maneira parecida com o cartão de crédito. Ao selecionar o pagamento por Pix, basta optar por aproximação, realmente aproximando o celular da máquina de cartão.
Portanto, tudo indica que os próprios bancos vão atualizar os aplicativos para oferecer o pagamento por aproximação, bem como as próprias maquininhas de cartão utilizadas para o pagamento em crédito.
Isso vai permitir maior rapidez e facilidade para fazer o pagamento para ambas as partes, tanto para compradores quanto para vendedores.
Pix já começou com o Pix Agendado Recorrente
Outra mudança recente importante é o Pix Agendado Recorrente, uma nova modalidade do Pix que permite agendar o mesmo valor de pagamento de forma recorrente.
Isso significa que você fará de maneira automática o pagamento do mesmo valor e para o mesmo destinatário em determinado dia do mês.
Essa é uma boa escolha para pagar aluguéis e mensalidades de academias, por exemplo, bem como para outros serviços recorrentes.
Mais uma vez, a mudança se aproxima do que é feito com cartões de crédito e débito, mas com todas as facilidades do Pix.
Quais as outras novidades para o Pix?
Para os próximos anos, o Pix deve passar ainda por muitas mudanças, principalmente para facilitar os pagamentos e aumentar a segurança.
Nesse sentido, proteger a população dos golpes é uma das prioridades, e o governo já planeja o lançamento de um novo mecanismo de defesa e a limitação de R$ 200 para novos celulares.
Por sua vez, uma função muito aguardada pela população é o Pix offline, visando ajudar muito na falta de internet ao redor do Brasil.
Essa é uma mudança que ainda não tem datas, mas vale a pena ficar de olho nas notícias!
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.