Cuidado! Golpe da Prova de Vida INSS engana milhares de beneficiários; entenda como evitar
Cuidado! Golpe da Prova de Vida INSS engana milhares de beneficiários; entenda como evitar.
Os beneficiários do INSS enfrentam muitas dificuldades para receberem ou manterem a aposentadoria.
Por isso, qualquer notícia que possa impactar no benefício gera muito alarme, portanto, é preciso ter muito cuidado.
E o golpe da falsa prova de vida vem fazendo vítimas Brasil afora, veja agora como se prevenir!
Como funciona a prova de vida?
A prova de vida é um procedimento muito importante para manter o recebimento dos benefícios sociais do INSS.
E por muito tempo, foi um momento de tensão em que as pessoas precisavam ir ao INSS para fazerem a prova de vida presencialmente.
No entanto, ao longo dos últimos tempos, a situação vem mudando, e agora é de responsabilidade do próprio INSS realizar a prova de vida dos beneficiários.
E para isso, os sistemas do Instituto utilizam verificações em outros bancos de dados para comprovar que a pessoa segue viva.
O INSS ainda pode pedir a prova de vida?
Sim, o INSS ainda pode pedir a prova de vida para os beneficiários de aposentadorias e outros benefícios.
Nesse sentido, é possível fazer a prova de vida pelo app GOV.BR, usando a biometria facial para comprovarem a legalidade de receber o benefício.
No entanto, em caso ainda de problemas, o INSS pode comunicar o beneficiário sobre a necessidade de comparecimento, o que tem se tornado cada vez mais raro e caindo em desuso.
Conheça o golpe da prova de vida
Sabendo da importância da prova de vida e da falta de informação de muitos beneficiários sobre as atualizações de novos mecanismos para a prova de vida, os criminosos vêm aproveitando para a aplicação de golpes.
E o golpe da prova de vida funciona da seguinte maneira: um falso funcionário do INSS vai até a casa do beneficiário e informa que está ali para realizar a prova de vida.
Inclusive, os criminosos apoderam-se de falsos uniformes e falsas credenciais para convencer o beneficiário, além de levar documentos e outros papéis para tentar tornar a situação mais real.
Quando ganha a confiança da vítima, os golpistas pegam dados sensíveis, como nome completo, data de nascimento, CPF e até informações bancárias.
Inclusive, os criminosos podem pedir fotos dos beneficiários, com a motivação justamente de usar como prova de vida.
E qual o perigo do golpe?
Ao contar com todas as informações pessoais do beneficiário, inclusive até com a foto, os criminosos podem cometer fraudes, como contas bancárias e empréstimos.
Além disso, os golpistas podem até causar problemas com o próprio INSS, desviando os benefícios.
O INSS realiza a visita em casa?
De acordo com o próprio INSS, os funcionários do Instituto até podem visitar para comprovar o endereço.
No entanto, o INSS nunca visita os seus beneficiários para a realização da prova de vida, independentemente de qualquer situação.
Caso haja a necessidade, o INSS comunica de maneira oficial a necessidade de fazer a prova de vida pelo aplicativo ou até de maneira presencial.
Como se prevenir do golpe?
Para se prevenir do golpe, a principal dica é não fornecer informações e nem tirar foto quando receber a visita dos supostos funcionários.
Nesse sentido, para saber os próximos passos em caso da solicitação de prova de vida recebida pelos beneficiários.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.