Alerta: Celulares terão novo software para proteção contra roubo de dados; entenda
Fique alerta: os celulares terão um novo software para combater roubo de dados; confira mais detalhes!
O roubo de dados é um dos grandes problemas da internet, o que também chega nos celulares. Todos os dias, as pessoas enfrentam o risco de ter suas informações expostas por aí.
Para ajudar, uma nova medida de tecnologia procura adicionar mais camadas de segurança; veja como será feito!
Como será a tecnologia?
Em primeiro lugar, trata-se de uma inovação norte-americana, primeiramente com a produção para a Samsung, marca de celular bastante comum no país e que fabrica com o sistema operacional Android, o mais usado no Brasil.
E a medida é muito simples, focada nos bancos e instituições financeiras. Com a tecnologia, toda vez que o banco fizer uma ligação autêntica, o nome aparecerá na tela, mesmo que você não tenha salvo em seus contatos.
Dessa maneira, quando um número oficial do Itaú te ligar, você terá o nome do Itaú na tela, e não apenas o telefone que está discando.
Normalmente, só aparece um nome na tela quando está nos contatos do telefone, mas com a tecnologia, a ligação já virá com o nome correto.
E isso vai ajudar contra os golpes?
Atualmente, os bancos são grande motivo para golpes nos celulares. Isso porque os criminosos se passam por representantes e fazem ligações para extorquir dinheiro.
Com a tecnologia, isso será bem mais difícil, porque toda vez que for uma ligação oficial do banco, aparecerá o nome da instituição financeira na tela do smartphone.
E como baixar o aplicativo?
Na verdade, não trata-se de um aplicativo. Isso porque a tecnologia não será gerida ou instalada pelos próprios usuários.
A Samsung está produzindo o recurso diretamente para os bancos e outras instituições, responsáveis por fazer a contratação e implementar a tecnologia.
E não é apenas para os banco de crédito, mas outras empresas como até lojistas poderão contar com o serviço em seu sistema.q
Quando a inovação chegará aos celulares?
Já nas próximas semanas, a Samsung deve apresentar a tecnologia em feiras da área. Outras marcas como Motorola, Google e Apple também devem seguir o mesmo caminho, mas estão mais atrasadas.
De acordo com as projeções, o serviço será gerido pela ABR Telecom e, até onde se sabe, contará com o aval da Anatel, mesmo que precise fazer mudanças.
Por sua vez, as próprias operadoras, como Vivo e Claro, terão que disponibilizar o serviço, que terá custos de centavos a cada ligação, ainda sem saber se isso será repassado ao cliente final.
De toda maneira, não deve demorar muito para chegar o recurso, importante também para ajudar a reduzir um golpe que tem se tornado muito comum no Brasil.
Até lá, proteja-se não fornecendo informações confidenciais e nem mandando dinheiro para qualquer ligação que receber pelo celular!
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.