Santander emite comunicado importante para quem possui cartão de crédito

Se você é um dos clientes do banco e possui um cartão de crédito, não pode deixar passar o conteúdo do mais recente alerta geral do Santander.

A empresa está trazendo uma novidade que promete aumentar a segurança na hora de fazer compras, ao emitir um alerta sempre que detectar atividades suspeitas na conta de alguém.

Mão segurando cartão do Santander
Imagem: Santander / Edição / Novo mecanismo de segurança avisa aos clientes quando eles caem em um golpe!

Segundo o alerta, a iniciativa deve facilitar na identificação de golpes envolvendo movimentações nos cartões dos clientes, independente de se elas foram feitas online ou fisicamente.

Pelo que foi informado, se trata de um sistema automático do banco que detecta e confirma transações suspeitas.

Caso uma fraude seja identificada, o Santander entra em contato com o cliente pelo próprio aplicativo de celular, ou envia uma mensagem de SMS/WhatsApp.

Neste momento, o cliente deve responder dizendo se ele está ciente dessa compra ou não, o que pode levar a dois resultados diferentes.

Se você reconhecer a transação, poderá dar continuidade a compra normalmente, caso contrário, o cartão de crédito ou débito será bloqueado na hora. Após bloqueado, a pessoa precisa entrar em contato com o banco para receber instruções de como proceder.

Como todo o processo é imediato, fica fácil evitar golpes enquanto eles acontecem. Além de ser simples, a tecnologia traz uma experiência mais segura e tranquila para os clientes.

Alerta do Santander causa preocupações

Embora essa seja uma medida de segurança interessante, existe uma preocupação de que o novo alerta do Santander apresente falhas que possam ser exploradas por golpistas.

Em particular, especialistas apontam para os riscos de utilizar mensagens e SMS e WhatsApp como meio de comunicação entre o banco e os clientes.

Essas são ferramentas com as quais golpistas já têm bastante afinidade e que vêm sendo há anos usadas em fraudes.

Como evitar golpes

Por enquanto, recai sobre os clientes do banco se proteger contra possíveis ameaças e a melhor maneira de evitar cair em golpes.

Ao receber uma mensagem dizendo ser do Santander, é crucial verificar se o número é realmente do banco, o que não é tão difícil assim.

No caso de ligações e mensagens SMS, todos os contatos do Santander utilizam o 4004-3535. Já as mensagens de WhatsApp, basta conferir se o perfil possui o selo de verificação azul.

Outra coisa para ter em mente é que o banco jamais pedirá que o cliente envie dados de acesso da conta ou documentos pessoais nessas mensagens. Muito menos que a pessoa faça alguma transação para bloquear ou desbloquear seu cartão.

Mas e se eu já caí no golpe?

Por outro lado, se uma pessoa já foi vítima de um golpe, tudo que lhe resta é agir da forma mais rápida possível e tomar as medidas necessárias.

Basicamente, ela deve entrar em contato com o banco para receber instruções de como prosseguir ligando para um desses números:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004-3535;
  • Demais localidades: 0800-702-3535;
  • Atendimento para pessoas com deficiência auditiva/fala: 0800-702-3535.
Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!