Alerta para clientes de bancos digitais: estes são os líderes em reclamações no Brasil

Alerta para clientes de bancos digitais, afinal, o último levantamento do Banco Central de 2024, destacou os piores bancos por reclamação.

O top 3 foi composto por três bancos digitais, seguidos, pelo Itaú, que ficou em 4º.

Sem dúvida, você deve se surpreender também com o último lugar, que também vamos apresentar para você!

Um homem olha para a sua câmera enquanto se questiona devido ao Alerta para clientes de bancos digitais
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Alerta para clientes de bancos digitais após divulgação do BC

Sem dúvida, os bancos digitais estão bem presentes na vida do brasileiro. No entanto, o serviço prestado por tantas instituições novas no mercado tem agradado seus clientes?

Apesar de facilitar a vida das pessoas, ainda há pontos nos quais os serviços podem melhorar:

  • Segurança;
  • Clareza;
  • Suporte.

Estes são alguns dos pontos, mas podem haver outros. De todo modo, abaixo, apresentamos os 3 bancos para se alertar a partir de hoje!

1. PAGBANK-PAGSEGURO (Conglomerado)

O PAGBANK-PAGSEGURO lidera o ranking de reclamações no terceiro trimestre de 2024, de acordo com dados do Banco Central.

A empresa, conhecida por serviços digitais de pagamentos, tem investido em expansão, mas enfrenta críticas relacionadas a taxas inesperadas e suporte deficiente em situações críticas.

Hoje, o banco atende em torno de 32,6 milhões de brasileiros, e neste período registrou cerca de 3,4 mil reclamações.

Integram o Conglomerado: 

  • BANCOSEGURO S.A.;
  • PAGSEGURO INTERNET INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S.A..

2. C6 BANK (Conglomerado)

O C6 Bank ocupa o segundo lugar no ranking de reclamações, com problemas apontados principalmente no atendimento ao cliente e resolução de transações.

As reclamações, por sua vez, destacam os atrasos em respostas e falta de clareza em cobranças.

Com a alta demanda por melhorias, o banco enfrenta o desafio de ajustar a experiência do cliente sem comprometer seu crescimento. que já alcançou quase 31 milhões de brasileiros.

Integram o Conglomerado: 

  • BANCO C6 CONSIGNADO S.A.;
  • BANCO C6 S.A..

3. INTER (Conglomerado)

O Banco Inter aparece em terceiro lugar no ranking do Banco Central, e entre as queixas estão erros em torno da interface de serviços digitais.

Apesar de ser pioneiro no setor de bancos digitais no Brasil, o Inter tem recebido críticas pela falta de resolução em questões de cobranças indevidas e suporte.

O banco, aliás, se destaca pela oferta de serviços completos, como crédito e investimentos, mas a insatisfação dos clientes indica que o crescimento acelerado pode ter impactado a qualidade de atendimento.

Integram o Conglomerado:

  • BANCO INTER S.A.;
  • INTER PAG INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S.A..

O último lugar no ranking de reclamações: Nubank

Uma notícia um tanto empolgante para os clientes do Nubank, é que o banco aparece em 14º das 14 instituições que o Banco Central destacou no terceiro trimestre de 2024.

Atendendo a quase 100 milhões de clientes, a instituição teve o registro de 1490 reclamações no período de julho, agosto e setembro.

Assim, a instituição vem alcançando um local de destaque entre os bancos no Brasil. Afinal, enquanto cresce, o banco continua focado em melhorar seus serviços.

De todo modo, agora você já sabe com quais instituições é necessário redobrar a atenção.

E se você quiser conferir mais detalhes desse levantamento, não deixe de visitar a página do Banco Central do Ranking de reclamações.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.