ALERTA: Seguro-desemprego privado em alta entre brasileiros; entenda
Veja agora: seguro-desemprego privado está em alta entre os brasileiros em todo o país, entenda agora mesmo!
A proteção privada da renda cresceu bastante no Brasil ao longo dos últimos anos, funcionando bem como um resguardo da renda; confira como funciona e quais as vantagens!
O que é o seguro-desemprego privado?
De acordo com pesquisa do Opinion Box, mais de um terço dos brasileiros não acham sua renda suficiente para o pagamento das contas em agosto de 2024, principalmente com a subida dos preços em diferentes áreas.
Por isso, diversas modalidades de crédito e semelhantes vêm crescendo no país, principalmente para dar apoio financeiro em casos emergenciais.
Nesse sentido, o seguro-desemprego privado é um adicional aos seguros de vida que permite cobertura em caso de perda de renda, além da morte.
Veja o crescimento do seguro-desemprego privado
As financeiras não apresentam exatamente um seguro-desemprego com essa função, mas sim como uma extensão de seguros de vida.
De acordo com marcas como o Bradesco, tem crescido a pedida por inclusão da perda de renda na cobertura do seguro.
Inclusive, de acordo com a empresa, a ocorrência do risco previsto foi maior em vida do que em morte, ou seja, o seguro foi ativado mais para problemas em vida do que após a morte.
Outra motivação para o crescimento do mercado está justamente na facilidade para contratar e solicitar o seguro.
Isso quer dizer que você pode tanto contratar quanto acionar o seguro diretamente pelos aplicativos e pelos canais digitais das principais marcas disponíveis no mercado.
Como funciona a cobertura do seguro-desemprego?
Ao fechar um plano de seguro de vida, você pode adicionar pagamento em caso de perda de renda.
Nesse sentido, há a inclusão de Cobertura para Perda de Renda por Desemprego Involuntário, para CLT, e Diária de Capacidade Temporária, para quem trabalha por conta.
Dessa maneira, você consegue fazer um seguro para ajudar você na ocorrência de uma perda importante de renda, trazendo uma cobertura para os meses sem trabalho.
E é justamente por isso que se utiliza o nome do seguro-desemprego, benefício do INSS para as pessoas que acabaram de perder o emprego e precisam de uma renda para manter as contas.
O tipo de cobertura pode envolver o auxílio após perda de renda por conta de doenças incapacitantes, como lesão por esforço repetitivo, lesão por trauma contínuo e outros relacionados ao trabalho.
Como contratar um seguro-desemprego privado?
Em primeiro lugar, você deve pesquisar bem sobre as marcas e as ofertas de coberturas de seguro de vida para o público brasileiro.
A maior parte oferecerá uma boa personalização para incluir perda de renda por diferentes motivos, inclusive falência e problema de saúde incapacitante para o trabalho.
Portanto, antes de assinar o contrato, leia inteiramente a apólice do seu seguro, pois nela estão escritos exatamente tudo o que pode ou não pode ser pago.
Entenda que requerer algo que não estava coberto no contrato não vai funcionar, e você precisará definir tudo antes de assinar os papéis e contar com seu seguro.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.