Vai MUDAR TUDO! Banco Central ordena alteração nas faturas de cartão de crédito em julho; veja como vai ficar

Aqui no Brasileiro Trabalhador, hoje você vai ficar por dentro da alteração nas faturas de cartão de crédito em julho!

Está sabendo da alteração nas faturas de cartão de crédito em julho? Calma, calma, pois não são os aumentos dos juros. De todo modo, a novidade chega para tornar o serviço de oferta de crédito mais transparente.

Além disso, a mudança também tem influências da preocupação do Banco Central em relação ao endividamento crescente entre o povo brasileiro. Desse modo, a instituição deseja promover a consciência entre pessoas que usam cartão de crédito no Brasil.


Alteração nas faturas de cartão de crédito: o que muda?

Assim como apontamos inicialmente, a boa notícia é que não há nenhuma alta ou aplicação de juros sobre o consumidor. Por outro lado, é o próprio consumidor que levantou a preocupação e impulsionou esta mudança.

Basicamente, as faturas do cartão de crédito terão um novo padrão. Com isso, elas devem ser mais claras em relação às cobranças, encargos e possibilidades de quitação. Então, a partir do dia 1º de julho o formato das contas devem ter clareza em relação a aspectos como:

Uma mulher leva a mão à testa ao ver alteração nas faturas de cartão de crédito em julho
Imagem: Reprodução/Freepik
  • Uma área com as informações importantes, como o valor a ser pago, o crédito ainda no cartãodata de vencimento da fatura;
  • Um espaço reservado às formas de pagamento, que informará sobre o pagamento do valor total ou o mínimo e dará a comparação entre diferentes formas de quitar a conta;
  • Outra área com detalhes do uso, destacando o as operações no período cobrado, tarifas individuais, juros, entre outros pontos relevantes.

Além disso, entra em vigor outra mudança, esta é relativa à notificação da fatura. Agora, as instituições financeiras precisam emitir um aviso de pagamento dois dias antes do vencimento.

A medida tem como objetivo, garantir que os brasileiros não esqueçam de pagar a fatura e fiquem na mão de juros e taxas que podem fazer a fatura original se tornar uma bola de neve gigantesca.

Mais mudanças a caminho

Até aqui vimos que haverá maior responsabilidade para as instituições financeiras que concedem cartões de crédito, mas também estão chegando outras soluções e mudanças.

Para quem tem dívida, entra em ação uma possibilidade muito interessante, a portabilidade de crédito rotativo gratuita. Dessa forma, quem tem dividas com o crédito rotativo pode mover esta conta para outro banco sem pagar taxas.

Um ponto para animar os consumidores, é que o Banco Central também vai estipular um novo limite para o juros do crédito rotativo. E outro reforço da parte do BC, é a proibição de cobranças abusivas, como tarifas de manutenção de conta, por exemplo.

Com estas medidas, o BC faz sua parte para ajudar as famílias brasileiras na luta contra o endividamento. Em 2023, os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelaram que cerca de 80% das famílias no Brasil estava endividadas.

Aliás, este número não variou muito nos últimos meses, e este é um dos pontos que também leva à alteração nas faturas de cartão de crédito em julhoPara ficar por dentro de outras novidades e informações importantes sobre créditos e benefícios, não deixe de acompanhar as atualizações do Brasileiro Trabalhador.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista